A cidade de Caxias recebeu a Oficina Intermediária de Avaliação de Resultados da Planificação da Atenção à Saúde da Macroleste. O evento foi realizado no auditório do UNIFACEMA, e reuniu profissionais e gestores, com o objetivo de avaliar e fortalecer as estratégias da Atenção Primária à Saúde (APS) em toda a região.
“A oficina tem o propósito de avaliar como está o desempenho dos municípios aqui da macro-região leste no projeto. São 60 municípios que participam conosco e a gente tem olhado para quais indicadores estão se movimentando tanto indicadores assistenciais do território quanto os próprios indicadores do projeto. Temos uma avaliação de maturidade das unidades básicas e dos ambulatórios e a gente está observando como foi aí a progressão desses municípios”, enfatizou Rafael Saad, coordenador de projetos do Hospital Beneficência Portuguesa.

O evento destacou-se pela abordagem colaborativa e pela análise aprofundada dos impactos da Planificação da Atenção à Saúde nos territórios. Durante o painel de debates, os participantes se dedicaram a uma avaliação coletiva do processo de planificação, utilizando os resultados da avaliação de impacto e outros dados gerados pelo projeto. Essa análise conjunta permitiu uma compreensão mais clara dos desafios e avanços alcançados.
Um dos pontos altos da oficina foi a exposição dialogada, onde gestores puderam compartilhar suas percepções e impressões sobre as apresentações realizadas. Esse momento de troca foi fundamental para alinhar as expectativas e as realidades locais, promovendo um diálogo aberto e construtivo.

As mesas redondas, por sua vez, foram palco para a apresentação de experiências exitosas no processo de Planificação da Atenção à Saúde em diversos territórios. O compartilhamento dessas boas práticas serve como inspiração e modelo para outras regiões.
Além disso, as mesas proporcionaram importantes pactuações, alinhamentos e encaminhamentos para o futuro da Atenção Primária em Saúde reforçando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Caxias apresentou três importantes experiências exitosas, sendo elas: Unidade Básica de Saúde Baixinha, com as autoras: Petra Regina Rodrigues Silva; Romário de Sousa Oliveira; Franciana de Aquino Barrada; Nayra Jaqueline da Silva e Ananda Sales Cunha. O trabalho teve como tema: Estratégia de Estratificação de Risco Cardiovascular dos Hipertensos e Diabéticos da Unidade Básica de Saúde Baixinha
O segundo trabalho foi sobre o Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil, pela Enfermeira Egislane Sales, com o tema: Modelo PASA em ação: implantação do Ambulatório para Hipertensão Arterial e Diabetes em Caxias.

E, o terceiro trabalho foi relacionado ao Centro Especializado em Assistência Materno Infantil, com o tema: Plano de Cuidados Digital: Ferramenta Estratégica para a Integração entre a Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada. As autoras foram: Camille Vitória Silva de Azevedo Rego , Aliny de Oliveira Pedrosa, Kalyanne Maria Nogueira Paiva, Karine Kássia Lima Oliveira, Valeska Cíntia Oliveira da Rocha, Márcia Sousa Santos, Nelzi Maria Silva de Azevedo Rego, Joseane da Costa Ximenes Rocha.
“Nós recebemos os coordenadores da Beneficência Portuguesa, neste seminário de avaliação dos processos de trabalho da planificação. E, é um evento que acontece em Caxias, mas que engloba toda a região macroleste. E nós, enquanto CEAMI, estamos felizes, porque hoje nós somos referência para o Maranhão”, destacou Kalyanne Paiva, diretora do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil.

“Hoje, Caxias conta com o atendimento de referência para os pacientes com hipertensão arterial e diabetes. E esses pacientes, primeiramente, precisam procurar a UBS, as unidades básicas de saúde do seu bairro, para passar por uma avaliação com a enfermeira, lá, é feito com a estratificação de risco e a planificação é importante porque integra o cuidado da atenção especializada com a atenção primária à saúde”, disse Jéssica Bruna a diretora do Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil.
