Projeto que valoriza histórias de superação e aprendizado é desenvolvido no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias

O projeto “Histórias que Inspiram”, desenvolvido por acadêmicas do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), localizado no estado da Bahia, chegou a Caxias (MA) com uma proposta transformadora: promover o intercâmbio social e cultural entre estudantes universitários e profissionais com trajetórias inspiradoras.

Em Caxias, o Assessor Técnico Administrativo e Financeiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Vinícius Marques, foi um dos profissionais convidados para compartilhar sua trajetória. Durante o encontro, ele falou sobre sua caminhada profissional e os desafios enfrentados ao longo da vida. “Acreditem no potencial de vocês. A caminhada pode ser difícil, mas é possível transformar dificuldades em degraus para o crescimento. Tudo começa com a confiança em si mesmo e a vontade de fazer diferente”, destacou Vinícius.

A iniciativa oferece a jovens de diferentes cidades a oportunidade de conhecer novas realidades e acumular pontos para programas de bolsas universitárias. O diferencial do projeto está no contato direto com profissionais influentes em suas áreas de atuação, promovendo conversas que enriquecem a formação pessoal e acadêmica dos participantes.

Para a acadêmica de Direito, Mayra Cristina Alves, o momento foi marcante. “Ele passou bastante experiência, bastante conhecimento para a gente, contou um pouco da história dele, que é muito inspiradora. Nos deu conselhos de vida, que são essenciais para nossa jornada acadêmica. Além de transmitir confiança, o que faz toda a diferença dentro da sua função”, ressaltou a universitária.

Voltado especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o projeto permite que cada conversa com um profissional seja convertida em pontos. Esses pontos resultam em uma carta de crédito utilizada para custear os semestres letivos.

Com um olhar sensível e colaborativo, o “Histórias que Inspiram”, segue fortalecendo a educação e incentivando o protagonismo juvenil por meio de vivências reais e conexões significativas.