O Programa Expedições de Turismo foi tema de um encontro realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Caxias. O programa leva ações de capacitação profissional, serviços da gestão estadual e promove a integração entre gestores públicos e privados, além de envolver a comunidade local nas atividades turísticas. A reunião teve como público-alvo profissionais do setor turístico do Polo Cocais. O secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, explicou sobre o objetivo do encontro.
“O programa Expedições de Turismo está presente hoje aqui no município de Caxias com o intuito de constituir um roteiro integrado entre os municípios do Polo Cocais, que Caxias integra e, de forma muito estratégica, unir forças entre os municípios para que a gente possa oferecer ao mercado novas oportunidades de experiência no nosso estado. O Maranhão é riquíssimo, repleto de riquezas naturais e culturais”, disse Ruan Tavares, secretário adjunto de Turismo.
Luciana Bezerra, secretária municipal do Turismo, destacou a importância do evento. “A gente está muito feliz, porque estamos recebendo as Expedições de Turismo, que vão acontecer em várias cidades do Polo Cocais, do qual Caxias faz parte, e Caxias abre essa expedição. Somos a primeira cidade a ser visitada por esse grupo, composto por integrantes do governo do estado, por agências de viagem e por um guia de turismo, que vão avaliar a nossa cidade, vão avaliar todo o roteiro, todo o nosso potencial, para a gente poder lançar realmente uma rota de turismo para vender nas agências e em outros lugares do Maranhão”, contou.
O objetivo foi discutir e avaliar o roteiro turístico do Polo Cocais, que envolve os municípios de Caxias, Lago da Pedra, Parnarama, São João do Sóter, Timon e Vitorino Freire, além de fortalecer e impulsionar o turismo local e regional.
Rodrigo Coelho, supervisor de regionalização, explicou sobre os polos turísticos. “Hoje nós trabalhamos em 10 polos turísticos do Maranhão, em um total de 65 municípios. Essa quantidade de municípios varia de acordo com a entrada e a saída do município no cadastro nacional dos municípios, que é chamado de Mapa de Turismo Brasileiro”, contou.
Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de melhorias, propostas de integração entre os municípios e estratégias para promover os atrativos turísticos da região. A iniciativa busca valorizar a cultura, a história, a gastronomia e as belezas naturais dos municípios que compõem o polo.
Maria Rita, profissional do turismo, elogiou a ação. “Esse momento é muito importante, porque conhecemos outros empresários que fazem parte desse ramo, também aprendemos sobre os pontos turísticos, como movimentar a economia e trazer mais público, contribuindo todos de maneira conjunta”, finalizou.