A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias está promovendo, entre os dias 5 e 14 de agosto, os Encontros Pedagógicos de Área voltados aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os encontros reúnem docentes das áreas de Arte, Ciências, Educação Física, Filosofia, Ensino Religioso, Técnicas Agrícolas, Língua Portuguesa, História e Inglês.
“Nós estamos reunidas programando os conteúdos para os professores, e também voltados aos conteúdos para outro programa que vai ter, que é o Escola das Adolescências, que vai dar início agora, dia 18 de agosto. O objetivo do programa é que todos os conteúdos sejam mais dinâmicos. Todos os meses fazemos o encontro, sendo um mês planejamento e um mês formação”, destaca Maria de Nazaré, coordenadora de Artes.
Os encontros têm como principal objetivo realizar o planejamento de conteúdos e a implementação do novo Programa Escola das Adolescências, do Governo Federal, instituído pela Portaria nº 635/2024. A proposta busca fortalecer os anos finais do Ensino Fundamental com foco em uma abordagem pedagógica que dialogue com as múltiplas realidades da adolescência no Brasil.
“O Programa Escola das Adolescências foi criado em 2024, por meio de escutas realizadas em todo o Brasil, onde estes alunos falaram o que eles gostariam que mudasse nas escolas, nas dinâmicas de aulas com os nossos professores. Através desses relatos, o Governo Federal criou o Programa Escola das Adolescências, com aulas mais dinâmicas, que pudessem motivar os alunos. E, através disso, o governo enviou um recurso para cada escola, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, para que as escolas comprem materiais e as aulas sejam mais dinâmicas”, disse Vanessa Soares, coordenadora do Programa Escola das Adolescências.
Durante os encontros, os professores estão refletindo sobre práticas pedagógicas mais acolhedoras e eficazes, alinhadas aos três eixos estruturantes do programa: governança, organização curricular e pedagógica, e desenvolvimento profissional. O programa prevê apoio técnico-pedagógico e financeiro às redes de ensino, com foco na recomposição de aprendizagens e na construção de trajetórias de sucesso escolar.
“Agora a gente vai planejar o bimestre, e outras pautas, dentre elas: planejar o bimestre e também planejar a Escola das Adolescências. Este projeto nasceu de uma escuta com os alunos ano passado. A partir do resultado, o governo criou a Escola das Adolescências para trazer os alunos para a realidade”, lembra Dayane de Oliveira, professora.