Estudantes visitam secretaria e conhecem mais sobre preservação do meio ambiente

Nessa sexta-feira (08), estudantes da Escola Filomena Machado Teixeira realizaram uma visita à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação ambiental e das práticas sustentáveis no município.

“É gratificante a aproximação da escola com os órgãos. Nós mostramos a sede da secretaria e, em seguida, os serviços prestados à comunidade. Mostramos nosso viveiro de mudas, onde são produzidas mudas que são utilizadas para recomposição florestal do município. E, também, o ponto de entrega voluntária, o EcoPonto. Este é um momento de educação ambiental, onde demonstramos o monitoramento, a prevenção de incêndios e queimadas, período chuvoso, e degradação do meio ambiente”, lembra Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal.

Durante o passeio, os estudantes conheceram as dependências internas do órgão e tiveram a oportunidade de visitar o viveiro de mudas de árvores, onde são produzidas espécies destinadas ao reflorestamento e ao embelezamento urbano. Em seguida, o grupo foi até o EcoPonto, espaço destinado ao recebimento e separação correta dos resíduos sólidos, garantindo que parte deles seja encaminhada à reciclagem e o restante receba o destino final adequado. A visita proporcionou aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, reforçando o papel da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes.

“Eu gostei muito. E é muito importante no nosso dia a dia. Para que as pessoas não queimem as matas, porque a gente não tem o ar livre quando se queimam as matas”, disse Isadora Sofia, aluna da Escola Filomena Machado Teixeira.

“Estamos aqui para conhecer o meio ambiente, sobre desmatamento, para saber como preservar e várias outras coisas. Porque o meio ambiente é importante para as pessoas, não pode desmatar, pois são as árvores que nos dão oxigênio”, destaca Mirele Fraquilino, aluna da Escola Filomena Machado Teixeira.

“Nós temos o projeto da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), e estamos aqui mais de perto com os alunos mostrando o cotidiano. Aqui, hoje, estamos conhecendo como se dá o descarte de lixo, sobre as mudas, e como funciona a Secretaria de Meio Ambiente. Nós trabalhamos o meio ambiente, como cuidar, tratar e como tudo isso está próximo de nós”, lembra Simone Cristina, professora de Ciências da Escola Filomena Machado Teixeira.