Profissionais da educação do município participam do 2° Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem

Foi realizado no auditório da Prefeitura de Caxias (MA), nessa terça-feira (12), o 2° Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem da Educação Infantil, reunindo educadores e gestores para discutir o fortalecimento das práticas pedagógicas e da rotina escolar. O encontro contou com a presença de representantes do Pacto pela Aprendizagem do estado do Maranhão e de uma assessoria de São Paulo, responsável pela elaboração do material pedagógico distribuído em todo o país.

“O Laboratório produz estes materiais que tem o foco em fortalecer o trabalho de leitura e desenvolvimento da linguagem nas crianças da educação infantil. Nós disparamos 4 formações ao longo do ano, são formações em cascata, que começa sendo feita por nós com os Articuladores Pedagógicos Regionais, que formam os Articuladores Pedagógicos Municipais, que vão chegar ao município. Está sendo muito bacana observar a formadora, vendo-a utilizar o material que nós elaboramos, vendo que ela está bem preparada, observar a formação das professoras, o quanto estão inteirada”, disse Cecília Diniz, formadora no Laboratório de Educação.

Estamos na formação com a articuladora pedagógica municipal, que está realizando a formação. Nós fazemos este acompanhamento em toda a regional, e como este trabalho realizado está sendo um sucesso, mas também os desafios. Estamos felizes porque estamos colhendo os frutos da formação”, disse Marinete Almeida, articulador pedagógico regional da URE Caxias.

A proposta formativa busca oferecer aos educadores novas estratégias para estimular o desenvolvimento da linguagem nas crianças, etapa fundamental para o processo de alfabetização.

Durante a formação, foram apresentados métodos e recursos didáticos que contribuem para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e adaptadas às necessidades dos alunos. O objetivo é criar um ambiente escolar mais acolhedor e propício ao aprendizado.Ao investir na qualificação dos profissionais da educação infantil, o 2° Ciclo Formativo fortalece a base do ensino, preparando os estudantes para etapas posteriores, como a leitura e a escrita.

Esta é a continuidade da formação para os professores que atuam na rede municipal, e neste momento estamos no Pacto pela Aprendizagem, que inclui a leitura e a escrita. Esta formação se dará por todo o ano letivo. A Prefeitura assina o pacto com o estado, e os professores são preparados com os métodos para que a leitura e a escrita sejam trabalhados na idade certa”, disse Manoel Oliveira, assessor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Educação tem nos proporcionado formações pelo Pacto pela Aprendizagem, para que possamos levar estes conhecimentos para as escolas, para que sejam aplicados. São estratégias de como os professores possam trabalhar em sala de aula, a rotina, ao longo do ano”, disse Evaneide Costa, professora.