Nesta semana, a gestão municipal esteve representada em Brasília (DF), pela secretária adjunta de Direitos Humanos do município, Francyane Barradas, que teve agenda institucional com visitas a órgãos do Governo Federal voltados à promoção da cidadania, inclusão e desenvolvimento social.

Durante a visita, ela esteve no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, onde participou de reuniões com representantes da Diretoria Nacional de Artesanato e Empreendedorismo, da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), e da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa da Liberdade Religiosa. Na ocasião, foram entregues projetos desenvolvidos pelo município de Caxias com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas a esses segmentos sociais.
“O objetivo dessa agenda foi apresentar iniciativas locais, firmar parcerias e buscar apoio técnico e institucional para que possamos ampliar o alcance das políticas de direitos humanos em nosso município”, destacou Francyane Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos.
Outra pasta visitada foi o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde tratou de estratégias de combate à vulnerabilidade social e fortalecimento da rede de proteção às famílias em situação de risco. As reuniões foram marcadas por momentos de diálogo e construção coletiva, visando integrar Caxias às políticas nacionais de promoção da cidadania, da diversidade e do respeito aos direitos fundamentais. A articulação abre caminhos para futuras parcerias, capacitações e ações integradas com o Governo Federal.
“Estamos trabalhando para que Caxias se torne referência no respeito à diversidade, na inclusão social e na valorização dos direitos humanos. A articulação com o Governo Federal é essencial para ampliar nossos horizontes e trazer mais dignidade para a população”, concluiu Francyane Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos.
