Caxias Institui Comitê Regional dos Cocais para a IIª Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025

Em um encontro marcado por força, união e compromisso com a luta histórica das mulheres negras, foi instituído, em Caxias, o Comitê Regional dos Cocais da Marcha de Mulheres Negras 2025. O espaço é formado por mulheres negras de diferentes comunidades tradicionais e representações de diversos movimentos sociais, unindo vozes e experiências na defesa por reparação, justiça social e bem viver.

A reunião de estruturação contou com a presença da mobilizadora Claudiana Silva, referência na articulação da marcha no estado, e com a participação ativa da Secretária Adjunta de Direitos Humanos Francyane Barradas, reafirmando o compromisso institucional com as pautas antirracistas e de promoção da igualdade racial.

O Comitê Regional dos Cocais terá papel estratégico na mobilização local e regional para a IIª Marcha Nacional de Mulheres Negras, prevista para 2025, em Brasília. A ação busca fortalecer a organização de base, promover a troca de saberes e assegurar que as demandas das mulheres negras do Maranhão estejam no centro das discussões nacionais.

Mais que um evento, a Marcha de Mulheres Negras representa a continuidade de uma caminhada coletiva contra o racismo, o sexismo e todas as formas de opressão, reafirmando o direito ao bem viver e à reparação histórica.