Prefeitura de Caxias abre Semana Municipal do Patrimônio Histórico

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou a abertura oficial da Semana Municipal do Patrimônio Histórico no auditório do Palácio da Cidade. O evento contou com a palestra “Patrimônio Vivo – entre tradição, afeto e futuro”, ministrada por Eloy Barbosa, professor de História, que trouxe reflexões sobre a importância de preservar a memória coletiva. A programação segue durante toda a semana, com atividades voltadas para a valorização da história e da identidade cultural caxiense, por meio do Patrimônio Histórico.

“A proposta é trazer conhecimento para a sociedade em geral, tanto para o poder público quanto para a sociedade civil, trazer esta conscientização e este sentimento de pertencimento da cidade. Tudo pode ser utilizado dentro do Patrimônio Histórico e tem que ser utilizado pela sociedade”, frisa Geisane de Sousa, arquiteta da Coordenação de Patrimônio Histórico.

“Durante esta semana teremos várias atividades alusivas ao Dia do Patrimônio Histórico, que foi dia 17. O intuito maior é sensibilizar a sociedade civil a preservar a nossa identidade. A gente olhar para o passado e para o futuro, sabendo que precisamos preservar”, destaca Denilson de Sousa, coordenador de Patrimônio Histórico.

O patrimônio histórico pode ser dividido em material e imaterial. O material é representado por bens tangíveis, como prédios, praças, igrejas e monumentos que compõem a paisagem urbana e carregam marcas da passagem do tempo. Já o imaterial é formado por tradições, festas populares, manifestações religiosas, saberes e modos de fazer transmitidos de geração em geração, que mantêm viva a essência cultural de um povo. Ambos são fundamentais para fortalecer a identidade social e cultural de uma comunidade.

“Ao longo da Semana, uma das prioridades é trabalhar com o público em geral, quanto trabalhar com as escolas, com a educação patrimonial. A gente vai fazer visita guiada e demonstrar a história de cada espaço, para ter a percepção do valor da história de cada imóvel, para que os donos dos imóveis possam perceber que podem agregar valor, e a gente poder perceber que o prédio histórico pode gerar renda”, lembra Bruna Luiza, historiadora da Coordenação de Patrimônio Histórico.

“Caxias respira patrimônio histórico. E, por esse motivo, é preciso que a gente passe as informações a nível federal, estadual e municipal, conforme a legislação do Maranhão e de Caxias. A legislação traz que você pode ser isento de pagar Imposto Predial Territorial Urbano para aqueles particulares que têm imóveis tombados”, lembra Vitor Salazar, assessor jurídico do Departamento de Patrimônio Histórico.

Preservar o patrimônio histórico significa respeitar o passado e projetar o futuro com base na valorização da memória coletiva. Além de reforçar o sentimento de pertencimento da população, o cuidado com o patrimônio também potencializa o turismo, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social para a cidade.

“A nossa cidade é uma cidade viva, tem uma natureza exuberante, e ela vive o Patrimônio Histórico. O Departamento está realizando um belo trabalho, e é importante trabalhar o Patrimônio de uma cidade, fazendo as pessoas criarem uma identidade com o lugar onde nasceram, onde vivem. Caxias é esta cidade que tem esta efervescência, tem algo fixo, mas é contada ao longo das gerações. Então, se a gente não preservar, outras gerações não saberão mais o que temos, daí a importância de cultivar e preservar”, destaca Mercilene Torres, coordenadora do Memorial da Balaiada.

“A gente tem buscado chegar mais próximo da sociedade e dos empresários que adquirem estes casarões, que busquem preservar as fachadas. Que eles tenham estes casarões como um identificador histórico da nossa cidade. A gente resolveu, esta semana, reforçar o pensamento cultural no município com relação aos nossos patrimônios”, lembra Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

“Quando investimos no Patrimônio Histórico, estamos investindo em desenvolvimento. Nós reforçamos o compromisso com a cultura, e fala de tudo que acontece em nossa cidade que relembra a nossa história. Estamos lembrando as músicas, a religiosidade, e isso tudo está sendo ressaltado nesta semana. É uma vasta programação, que valoriza o Patrimônio Histórico, e quero parabenizar a equipe, porque o Patrimônio Histórico precisa ser preservado”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).