Foi realizado em Caxias o 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento aconteceu no Centro Educa Mais Aluisio Azevedo e contou com a presença de Prefeitos, Secretários de Educação, coordenadores e técnicos de educação das Secretarias e Unidades Regionais dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, São João do Soter, Afonso Cunha e Duque Bacelar.

Jandira Dias, Secretária de Estado da Educação, destacou a parceria dos municípios com o estado no Pacto pela Aprendizagem. “O Maranhão, em 2024, atingiu 60% das nossas crianças alfabetizadas na idade adequada, isso já é o resultado de todo esse compromisso que os municípios assumiram, juntamente com o Estado. Uma parceria e um regime de colaboração que vem sendo fortalecido a cada dia, com formações continuadas, investimentos no transporte escolar, alimentação escolar, acompanhamento pedagógico, entrega de materiais complementares de língua portuguesa. O Maranhão está no caminho certo e nós estamos juntos em prol da educação”, frisou.

Lacy Assunção, gestora da Unidade Regional de Educação de Caxias, falou sobre o objetivo do evento. “Serve para nós trocarmos ideias e nos alinharmos na caminhada rumo a melhoria para a educação, para a alfabetização do nosso estado e do nosso município. Nós já tivemos no primeiro momento, tivemos um fórum onde envolveu prefeitos, secretários de educação e nesse momento a gente avaliou, viu que o que está muito bom, viu o que precisamos melhorar e assim a gente se mantém alinhado no que devemos fazer para que a educação cresça”, frisou.
O Pacto Pela Aprendizagem é uma política pública voltada para a melhoria da qualidade da educação básica e visa garantir a alfabetização dos estudantes até o 2º ano do ensino fundamental.

“Nós estamos recebendo secretários dos demais municípios da nossa região para debatermos, discutirmos experiências, para que nós possamos levar essas experiências para o nosso município e cumprir o compromisso que nós assumimos, de investir na educação para que todas as nossas crianças estejam alfabetizadas da idade certa”, frisou Adenilson Dias, Secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
Durante o ciclo formativo, foram realizadas palestras, oficinas, premiações e compartilhamento de experiências, com objetivo de expandir e qualificar o trabalho pedagógico para a melhoria dos indicares educacionais dos municípios.

O professor, Elson Silva, foi um dos palestrantes do evento e destacou a temática repassada. “A palestra de hoje foi sobre práticas pedagógicas sustentáveis, que é o compromisso da escola com o processo de sustentabilidade. Nós sabemos que o mundo está vivendo uma crise ambiental, uma crise climática sem precedentes e falamos sobre qual o papel da educação para minimizar esses impactos”, finalizou.




