Ações de prevenção à violência contra a mulher são levadas a empresas privadas

A Campanha Agosto Lilás chegou à empresa Sincoplema, no bairro Trizidela, com uma palestra de conscientização realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para os colaboradores. A proposta é dialogar sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando a necessidade de reconhecer e combater todas as formas de agressão.

“Esta ação de hoje é um momento das empresas que integram o Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher, a MedCenter, Instituto Cuidar e Sincoplema, que se reuniram e estão levando aos seus colaboradores ações da Campanha Agosto Lilás. Neste mês de agosto, serão mais de 100 ações direcionadas ao público”, frisa Alyne Raynara, supervisora de programas institucionais.

“Nós vamos falar um pouco sobre a violência contra a mulher, enfatizando o tema deste ano ‘as vozes contra a violência’, mulheres morrem quando o silêncio vence. Às vezes até as mulheres vivenciam, mas às vezes elas não saem. Nós estamos trabalhando os seis tipos de violência, para que essa mulher que se identificar com alguma delas, a gente explica como proceder”, ressalta Mauriane Lima, psicóloga.

“Quando as empresas se unem, e hoje a Sincoplema está abrindo as portas para nós trazermos esta conscientização, até mesmo para que as mulheres possam saber como recorrer em busca de ajuda. E, nós enquanto empresa, nos preocupamos em trazer o conhecimento para estas mulheres, que muitas vezes sofrem violências”, disse Abraão Viana, responsável pela MedCenter em Caxias (MA).

Durante a atividade, os profissionais explicaram os cinco tipos de violência previstos em lei: a física, quando há agressões como tapas, socos e chutes; a psicológica, que causa danos à autoestima e à saúde mental da mulher por meio de humilhações, ameaças e isolamento; a sexual, que força a vítima a práticas indesejadas; a patrimonial, caracterizada pela subtração ou destruição de bens e documentos; e a moral, que ocorre por meio de calúnia, difamação ou injúria.

“É importante neste mês do Agosto Lilás, todos nós devemos estar conscientes da proteção aos direitos das mulheres. A ideia é cultivar o respeito entre todos”, lembra Amós Rezende, representante da Sincoplema.

“Eu acho importante a flexibilidade, tanto da secretaria quanto das empresas. Muitas pessoas acham que não existe a violência contra a mulher, e existe. Muitas vezes a gente não sabe identificar os tipos de violência. E, quando a gente tem um evento como este, é de grande importância”, ressalta Ana Luiza, funcionária da Sincoplema.

Além da orientação, os participantes foram informados sobre os canais de denúncia disponíveis para garantir a proteção das vítimas. Os contatos incluem: 190 (Polícia Militar); Centro de Referência e Atendimento à Mulher – (99) 9 8201-9939; Delegacia da Mulher – (99) 9 8212-2157; e Guarda Municipal – (99) 9 8139-7655.