Caxias participa da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Cidade de Caxias esteve representada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025.

Antes da fase nacional, o Conselho Municipal de Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caxias realizaram em abril, a etapa municipal, com o objetivo de criar e aprovar propostas que foram debatidas na Conferência Estadual, ocorrida em junho na capital São Luís (MA).

Desta vez, o evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, e reuniu representantes populares, gestores e autoridades de todo o país para discutir diretrizes e propostas voltadas à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A Conferência em Brasília contou com a presença de autoridades, a exemplo do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a ministra das Mulheres, Márcia Lopes; a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano; além de representantes do Conass, Conasems, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Procuradoria-Geral do Trabalho e de entidades da sociedade civil.

Representando Caxias, estiveram: Elias Pinheiro, representante dos usuários (Entidade Árvore da Vida); Rafael Neres, representante dos prestadores de serviço (APAE); e Evadilson Costa, delegado representante dos usuários do SUS (Diocese de Caxias).

Nos quatro dias de debates, cerca de 1.560 delegados eleitos nas etapas anteriores e 2.500 credenciados discutiram três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; e a participação popular e controle social na saúde do trabalhador.

“Quero agradecer à comissão organizadora, ao Conselho Municipal de Saúde, à Secretaria Municipal de Saúde, à Prefeitura Municipal de Caxias, a todos os envolvidos na organização dessa conferência que começou na etapa municipal, passamos para a etapa estadual, e chegamos aqui na etapa nacional. Foram quatro dias de muito debate, palestras, convivência e troca de experiências. Todos nós, trabalhadores, lutamos para que tenhamos saúde e qualidade de vida”, destacou Evadilson Costa, delegado.