1º Campeonato Caxiense de Luta de Braço reúne amantes do esporte

Caxias sediou nesse sábado (23) o 1º Campeonato de Luta de Braço, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte. O evento foi realizado no Ginásio do Ipem e reuniu diversos participantes que demonstraram força, técnica e determinação na prática desse esporte, que consiste em dois competidores, com os cotovelos apoiados em uma superfície horizontal, travarem uma disputa de resistência e potência, tentando desdobrar o braço do adversário.

“Todo e qualquer esporte, que hoje nós entendemos que seja qualitativo para as pessoas. Hoje temos a luta de braço, a Ana Célia está nos presenteando com esta nova modalidade esportiva. E, para nós com certeza é um presente, é tudo de bom para Caxias”, frisa Robson Lopes, coordenador de Esporte.

A iniciativa foi bastante elogiada pelos competidores e pelo público presente, que vibrou a cada duelo. O campeonato contou ainda com a presença especial da vice-campeã mundial de luta de braço, Ana Célia Silva, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço, abrilhantando o evento e motivando os atletas locais.

“A luta de braço é importante. De tanto participar de eventos de lutar de braço, hoje eu sou a vice-Presidente da Federação Brasileira de Luta de Braço, representando a nação e o Maranhão. Isso foi uma trajetória devido as lutas nacionais e internacionais, fazer suportes em escolas. Tem as regras básicas, o atleta tem que está no peso adequado para a sua categoria, e a sua faixa etária. A luta começa com as duas mãos fechadas. O atleta não pode deixar o braço dobrado, e não pode tirar o cotovelo da almofada. Ao longo da luta, pode acontecer algum tipo de falta, sendo que duas faltas é uma derrota”, explicou Ana Célia, organizadora e vice-presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço.

A realização da competição marca um passo importante para a valorização e incentivo a novas modalidades esportivas em Caxias. Os participantes disputaram nas seguintes categorias: até 70 kg; até 80 kg; acima de 80 kg; e Braço Direito.

“É uma brincadeira, se eu puder brincar todos os esportes eu brinco. Ainda não tinha feito este tipo de luta, e foi bom, peguei um adversário forte”, frisa Domingos Barros, participante.

“Eu me preparei três dias. Eu estava parado na academia há 1 anos, mas voltei agora com este campeonato. Este esporte, é muito democrático”, ressalta Jeferson Mateus, lutador vencedor.

“Eu treinei uns 25 dias, e já estou mostrando o resultado. Eu considero o campeonato de luta de braço em Caxias mais que bom, vale a pena continuar”, destaca Francisco Leonado, lutador.

“Este trabalho aqui em Caxias eu me senti muito acolhida pelo Prefeito, pelo Secretário de Esporte, que estão dando este suporte. Porque a quantidade de atletas, pela primeira vez que está havendo a luta de braço. E, isso quer dizer que a luta de braço em Caxias vai desenvolver bastante”, frisa Ana Célia, organizadora e vice-presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço.