Todas as assistidas das Unidades Básicas de Saúde na zona urbana e rural estão recebendo, ao longo do mês de agosto, orientações sobre a importância do leite materno tanto para a criança quanto para a mãe. As informações estão sendo compartilhadas por meio de rodas de conversa, dinâmicas e palestras.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, a enfermeira Helena Cardoso falou que é uma campanha de fortalecimento da amamentação. “Os principais pontos que nós destacamos na palestra foram: a importância do leite materno como o alimento mais completo para o bebê. Ele vai conseguir nutrir o bebê nos primeiros seis meses de vida, sem a necessidade de introduzir chás, água ou outros alimentos”, lembra.

A profissional lembrou que a mãe também é beneficiada, pois a amamentação previne infecções respiratórias e pneumonia. Para Maria Cristina, que vai ser mamãe pela primeira vez, as orientações foram essenciais. “Agora sim, já sei da importância do leite para o meu bebê e vou seguir todas as orientações. Isso vai fazer bem para o futuro dele”, destaca.

A Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Lauanda Oliveira, lembrou que todas as unidades básicas de saúde estão engajadas e realizando ações nos seus territórios. “São rodas de conversa, palestras, dinâmicas, disseminando essa informação sobre a importância do aleitamento materno, tanto para a saúde da mãe como também para a saúde do bebê”, disse.












