Como parte da campanha Agosto Lilás, no mês de enfrentamento e combate à violência contra a mulher, a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, realizou palestra para estudantes do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão, com o tema: “Vozes contra a violência. Mulheres morrem quando o silêncio vence!”.

Lígia Lima, psicóloga do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, falou sobre a temática. “A gente aproveita espaços como a Universidade, e outras instituições do município de Caxias, para que a gente possa fazer um trabalho preventivo e informativo acerca da violência. Porque acreditamos que através da educação, da informação, também conseguimos lutar contra a violência”, frisou.

Na ocasião, foram abordados os dados de violência contra mulher em Caxias, a violência de gênero e as formas de violência, além de debate sobre o ciclo de violência. Ainda na oportunidade, foi destacado a rede de atenção a mulher e os canais de denúncias do município.

O estudante, Tarcisio Craveiro, participou do momento e elogiou as informações repassadas. “A palestra é muito boa, dada a necessidade de tratar desse tema tão importante que é o combate à violência doméstica. A equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher esteve aqui na Unifacema e nos deu muitos ensinamentos, de grande importância aprendizados, no contexto da questão da violência doméstica. Ficamos muito felizes pela oportunidade de estar aqui e poder acompanhar toda essa apresentação”, disse.

“Foi um momento muito bom, de muito aprendizagem. Facilitou muito ter essas informações, pois muitas mulheres se sentem constrangidas em denunciar esse tipo de violência”, finalizou a estudante, Valdelia Alves.

A gestão municipal tem promovido conscientização e a prevenção à violência contra a mulher, ampliando o diálogo com a comunidade acadêmica e estimulando uma rede de apoio mais forte e engajada.


