Gestão Municipal vai implementar Programa Escola das Adolescências

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia realizou uma reunião, nessa quarta-feira (27), com coordenadores de área da rede municipal de ensino, com o objetivo de planejar estratégias para colocar em prática o Programa Escola das Adolescências, que é uma iniciativa do Governo Federal, e visa fortalecer e melhorar os anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. O objetivo é criar propostas pedagógicas que se conectem com as realidades dos adolescentes, tornando a escola um ambiente mais acolhedor e impulsionando a qualidade da educação, com foco em acesso, progresso e desenvolvimento integral dos estudantes.

É um programa de fortalecimento dos anos finais, onde as aulas serão diferenciadas, que possam ser atividades mais práticas. A partir da carga horária que o programa pede, é que vai ser trabalhada ao programa escola das adolescências. Foi feita uma escuta em 2024, e o resultado é que os alunos queriam aulas mais dinâmicas, mais práticas, que eles pudessem ter uma participação mais ativa. O programa pede que os alunos tenham uma participação mais ativa”, frisa Vanessa Soares, coordenadora do Programa Escola das Adolescências.

O programa busca combater a evasão escolar, aprimorando o currículo, oferecendo apoio técnico e financeiro para as escolas, além de promover atividades específicas. O programa oferece: recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para escolas prioritárias, com foco em critérios socioeconômicos e étnico-raciais; criação de materiais com orientações para as escolas; incentivo para a reorganização curricular e pedagógica, incluindo a criação de clubes de letramentos (científico, matemático, literário e de ação comunitária); formação continuada para gestores e professores; e, recomposição de aprendizagens, com a implementação de espaços para apoiar a progressão de aprendizagens de estudantes com defasagens, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

O programa vem habilitar o professor para que ele torne o aluno protagonista do seu próprio conhecimento. Ele traz como sugestões alguns clubes, e esses clubes visam tornar as aulas mais atrativas. O aluno não é apenas o que recebe os conteúdos, então no clube, ele tem um papel fundamental. Os alunos organizam os clubes e as obras que vão discutir, conhecer histórias de pessoas que influenciaram jovens como eles”, disse Kerleiane Oliveira, coordenadora dos anos finais do ensino fundamental.

O Programa Escola das Adolescências opera através de três eixos principais: Governança, envolvendo a articulação e o apoio das diferentes esferas do governo; Organização curricular e pedagógica, com foco na reestruturação das práticas pedagógicas, no desenvolvimento de clubes e na recomposição das aprendizagens e Desenvolvimento profissional, oferecendo a formação e ferramentas de gestão para os educadores.

Na escuta os jovens opinaram e disseram que a escola tinha que ter atividades lúdicas, dinâmicas, então, a partir daí criou-se o programa Escola das Adolescências. As atividades não fogem ao conteúdo, mas os alunos são protagonistas, ele constrói, o aluno é um construtor de conhecimento também.”, disse Rita de Cássia, coordenadora da área de Língua Portuguesa.