Mostra de Ações Inclusivas trabalha soluções para pessoas com deficiência

Uma mostra de ações inclusivas foi realizada durante a programação da Semana Nacional da Pessoa do Deficiência Intelectual e Múltipla em Caxias, no Caxias Shopping, nessa quarta-feira (27). No evento, estiveram presentes, pessoas com deficiência, alunos da rede de ensino de Caxias, entidades, empresas e representantes de instituições parceiras. Os stands mostraram soluções pedagógicas, atendimentos e práticas que podem potencializar a vida das pessoas com deficiência em Caxias.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Almada, destacou a importância da ação. “São importantíssimo esses momentos porque a pessoa com deficiência é capaz de qualquer atividade, qualquer trabalho e é importante que a sociedade tenha consciência disso, para que essas pessoas sejam inclusas. A semana iniciou dia 21 de agosto, se estendendo até hoje e nós tivemos momentos incríveis”, contou.

Na oportunidade, foram feitas exposições de práticas exitosas, apresentação culturais com música, além dos stands de inclusão, que reforçaram a importância do acolhimento e da valorização da diversidade.

Jerônimo Cavalcante, Secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a participação das pessoas com deficiências. “Os estandes todos lotados com a população, os professores, e a participação das pessoas com deficiência dando um show e isso é o que é importante. Vamos levar para a sociedade que a pessoa com deficiência é capaz e precisam só de oportunidades”, disse.

“A Rede Municipal de Educação de Caxias é totalmente inclusiva e hoje nós estamos bem representados pelas escolas com as apresentações dos nossos alunos”, ressaltou Alessandra Maciel, Secretária Adjunta de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

A mostra destacou o protagonismo das pessoas com deficiência e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Caxias em promover políticas públicas que garantam mais acessibilidade, respeito e oportunidades para todos.

João Guilherme, músico, se apresentou no evento. “Me deu vontade de aprender a tocar violino e eu comecei, foi um grande desafio, pois eu não sabia, o som saia fraco ou ruído. O tempo foi passando, eu fui aprendendo e pegando o jeito, e é muito bom. Foi reconfortante me apresentar aqui, gostei da experiência”, disse.

Jorge Matheus também realizou apresentação na mostra e destacou a importância da inclusão. “É importante que a sociedade entenda que incluir é para todos”, finalizou.