Caminhada Inclusiva encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Caxias

O Centro Histórico de Caxias foi palco do encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida em Caxias, pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que neste ano trouxe como tema “Deficiência não define, oportunidade transforma”. A concentração aconteceu na Praça Vespasiano Ramos, reunindo pais, professores, gestores, representantes de órgãos públicos, entidades, instituições e toda a sociedade civil engajada na defesa dessa causa.

Esta semana foi muito importante para dar visibilidade para a pessoa com deficiência. Foi positiva, teve uma dimensão grande e ampla. Deu pra a gente mostrar bastante, teve roda de conversa com as pessoas com deficiência mostrando as barreiras que ainda são muitas, porque a gente ainda ver as pessoas tratando as pessoas com deficiência, apenas pela deficiência, e não como pessoa”, destaca Viviane de Oliveira, professora.

“Hoje estamos encerrando a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nós estamos mostrando para a sociedade que tem que haver acessibilidade aos nossos alunos com deficiência”, destaca Auricélia Fernandes, psicóloga.

Esta semana foi muito produtiva, alegre, cheia de realizações e conquistas. A gente se dá por satisfeita, e que a comunidade de Caxias possa olhar com mais carinho para as pessoas com deficiência. E, o que precisamos é só mostrar o nosso potencial”, frisa Maria Raquel, Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias.

Durante o percurso, os participantes levaram uma mensagem de conscientização ao comércio local e à população em geral, reforçando a importância de que as pessoas com deficiência tenham acesso a oportunidades de trabalho, inclusão social e políticas públicas efetivas.

“A Semana da Pessoa com Deficiência é muito importante, porque sempre tempo esperanças para melhorias para as pessoas com deficiência, para surdos, cegos, deficientes físicos, acreditamos de verdade que isso possa acontecer. Esse trabalho avaliativo é para mostrar a comunidade caxiense para que as pessoas possam ver de forma diferente e ajudar a melhorar a inclusão na sociedade”, disse Jacirene Silva, secretária da Associação dos Surdos de Caxias.

A avaliação é que foi excelente esta semana. Além disso, serve para mostrar o trabalho de quem faz a inclusão na cidade. E, também que as pessoas com deficiência existem e precisam ser respeitadas”, destaca Abigail Bastos, representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Hoje o deslocamento em Caxias é muito difícil, e muitas pessoas não querem respeitar o nosso espaço. Por isso, estamos nesta luta para que possamos melhorar. Nós não tínhamos este movimento, temos entidades e pessoas que lutam pela gente”, disse Edivaldo Viana, ex-árbitro de Futebol.

Nós somos gratos por este movimento, por esta sensibilidade. Apesar dos transtornos, ou deficiências, todas as pessoas são importantes e merecem ser incluídas em todos os espaços”, destaca Raquel Santos, professora.

O ato simbólico destacou que a deficiência não deve ser vista como barreira, mas como parte da diversidade humana que enriquece a cidade. A caminhada foi encerrada em frente à Prefeitura de Caxias, em um momento de união e compromisso coletivo, reafirmando a necessidade de ações permanentes para garantir direitos, acessibilidade e cidadania plena às pessoas com deficiência no município.

“A Semana foi um sucesso, e estamos nesta caminhada para mostrar ao comércio e para a sociedade caxiense, a felicidade de estamos fazendo esta semana, e a felicidade de dizer que Caxias pode sim ser uma cidade com acessibilidade, inclusiva, e que todos podem viver em comum acordo e na paz, porque viver aqui é bom demais”, disse Jerônimo Cavalcante, secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Hoje o recado é para o comércio e para toda a sociedade de Caxias, para mostrar que as pessoas com deficiência precisam ser incluídas no mercado de trabalho, nas escolas, em todos os lugares”, disse Adenilson Dias, Secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.