Programa Maranhão Sem Queimadas é lançado em Caxias

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Caxias e municípios da região, lançou o Programa Maranhão Sem Queimadas, nessa quinta-feira (28), que busca reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem.

A programação em Caxias ocorreu no auditório da Prefeitura, com capacitação para manejo do fogo, orientações sobre o decreto estadual, entrega de equipamentos a brigadistas locais, como: gadanhos, bombas costais, machados, enxadas, abafadores e Equipamentos de Proteção Individual, e momentos de conscientização sobre os prejuízos ambientais, econômicos e de saúde provocados pelas queimadas. Também foi realizada uma blitz educativa no trânsito do Centro de Caxias, alertando motoristas e pedestres sobre os riscos e penalidades.

“É uma ação estratégica do Governo do Maranhão e hoje estamos em Caxias. Estamos na 6ª etapa do Programa. O município de Caxias é muito estratégico e, considerando as ocorrências no município, hoje nós vamos levar informações, conscientização. Além disso, estamos entregando equipamentos para que possamos contribuir para a formação de brigadas. Além disso, temos uma capacitação com os profissionais do Corpo de Bombeiros”, frisa Scarleth Vieira, superintendente de Recursos Florestais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

“As queimadas estão acontecendo, e nós estamos aqui buscando conscientizar a população de que as queimadas não são boas para a população. O Estado está entregando alguns equipamentos, mas o mais importante é a conscientização da população, na hora de atear fogo, e a queimada não é boa para a natureza”, afirma Etinho Lemos, secretário adjunto de Meio Ambiente de Caxias.

Esta ação é importante, mas o mais importante é a sociedade ser vigilante. Muita gente não quer saber, e uma ponta de cigarro gera uma grande agressão para a natureza”, explica Lúcia Sousa, caxiense.

Conforme o Decreto nº 40.148, de 11 de julho de 2025, fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais entre os dias 1º de julho e 15 de novembro. O uso do fogo em áreas destinadas à agricultura e à pecuária sem autorização do órgão competente é considerado crime, sujeito a pena de prisão e pagamento de multa. Para denúncias, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros (193).

O Maranhão Sem Queimadas é desenvolvido de forma integrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), órgãos municipais, estaduais, federais e sociedade civil, e visa proteger o meio ambiente, a saúde da população e a economia local, contribuindo para a preservação do patrimônio natural do Maranhão.

“Está iniciando a estiagem, e neste período a vegetação fica mais seca, o vento forte, e isso aumenta os incêndios florestais. O Programa Maranhão Sem Queimadas, além de distribuir materiais, como: abafadores, sopradores, bombas costais, que são equipamentos muito utilizados, existem operações em conjunto, que reforçam o enfrentamento às queimadas”, lembra Capitão Araújo, Corpo de Bombeiros de Caxias.

“Tem muitos focos de incêndio no município, e estamos lá desenvolvendo um trabalho. Neste período ocorrem muitos focos de incêndio e este ano estamos com uma brigada, fazendo a prevenção, a parte educativa nas escolas, na comunidade, como é o caso desta blitz que estamos fazendo na cidade de Caxias”, destaca Wibson Pereira, secretário adjunto de Meio Ambiente de Matões.