Profissionais do Complexo Hospitalar Gentil Filho celebram Dia do Psicólogo

O Complexo Hospitalar Gentil Filho, por meio do Núcleo de Saúde Mental, direção e demais profissionais, realizou uma atividade para comemorar o Dia do Psicólogo, que se comemora anualmente em 27 de agosto. O evento ocorreu na área de atendimento no Complexo Hospitalar Gentil Filho e teve como público-alvo os profissionais de psicologia e demais colaboradores da unidade.

“Nossa equipe de psicólogos atua em todas as etapas do atendimento ao paciente. O trabalho começa no acolhimento, logo na entrada do hospital, e continua até a alta. Em muitos casos, o acompanhamento se estende para depois da alta, quando o psicólogo identifica a necessidade de um cuidado contínuo. É importante ressaltar que a psicologia está disponível para todos, não apenas para os pacientes, mas também para os profissionais da unidade. Nosso objetivo é oferecer suporte e cuidado a toda a comunidade hospitalar”, destacou Raira Rodrigues, coordenadora da equipe multiprofissional do Complexo Hospitalar.

A programação incluiu uma palestra ministrada pelo psicólogo Kayle Rodrigues, que abordou a importância da escuta qualificada e da construção de vínculos no processo de cuidado com o paciente. A ação visou fortalecer as práticas de acolhimento e humanização no atendimento.

“Atendemos toda a região do leste maranhense, mas também direcionamos nosso olhar para dentro da unidade, dando atenção especial aos nossos profissionais. Sabemos que, em um futuro próximo, todas as instituições precisarão ter um núcleo de saúde mental para cuidar dos seus colaboradores, pois o esgotamento é uma realidade. Não poderíamos deixar de agradecer à nossa diretoria, à nossa gestão e a toda a equipe de saúde mental, que nos dão apoio e suporte para levar esse atendimento a todos que precisam de uma transformação”, destacou Kayle Rodrigues, psicólogo.

O encontro promoveu um diálogo sobre as diversas perspectivas do cuidado, envolvendo não apenas os profissionais, mas também os usuários e acompanhantes. A discussão destacou os desafios enfrentados pelas equipes, como a gestão do estresse, as relações interpessoais e o contato diário com situações de vida e morte, ressaltando a necessidade de autocuidado entre os profissionais.

Durante uma visita a cada setor do hospital, foi possível reforçar, junto a todos os colaboradores e usuários da unidade, a relevância do trabalho dos psicólogos na saúde pública e seu papel fundamental na promoção do bem-estar e da saúde mental da população.

“Eu me identifiquei muito, pois, às vezes, temos medo de nos comunicar e até de pedir ajuda. Mas é fundamental buscar ajuda, porque pedir ajuda é um sinal de força. A palestra nos mostrou que somos fortes quando procuramos os profissionais adequados. Por isso, é bom saber que temos profissionais qualificados para nos ajudar”, disse Ângela Silva, acadêmica de engenharia.

“Eu achei a palestra bem importante, sabe? Porque o que ele falou é uma coisa que acontece com muita gente. A gente tem problemas em casa, na vida, e acaba se fechando, sem conversar sobre o que sente. Mas hoje eu entendo que é muito importante a gente falar sobre isso”, frisou Elizete Conceição, moradora do Campo de Belém.