O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias promoveu, nesta quinta-feira (29), a eleição para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). A votação contou com a participação dos colaboradores da Autarquia, que escolheram seus representantes para o mandato de 2025-2026.

A nova comissão será formada por 14 integrantes escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores nomeados pela diretoria. A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

Para o Técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Rivelino Barbosa, a eleição da CIPA segue um processo democrático, transparente e com regras bem definidas. “Todos os colaboradores têm direito a se candidatar e votar, e isso fortalece o engajamento da equipe com a segurança. O objetivo principal é garantir um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e livre de riscos, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias”, destacou.

A novidade deste ano no processo eleitoral foi a utilização do voto eletrônico, desenvolvido em uma página web, garantindo mais praticidade e segurança para os colaboradores. O eleitor inseria seus dados e após a validação, a votação era liberada, permitindo a escolha do candidato. O acesso ao sistema só foi possível mediante a liberação dos mesários, e cada pessoa podia registrar apenas um voto. Segundo a organização, o sistema é totalmente seguro, os dados são criptografados e armazenados de forma protegida, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez.

A eleição representa um momento importante de participação e de fortalecimento do diálogo entre colaboradores e gestão.
“A eleição da CIPA é um momento importante para a instituição, porque reforça o compromisso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias com a proteção e o bem-estar de seus colaboradores. Além disso, fortalece o diálogo entre a gestão e a equipe, que passa a ter representantes eleitos de forma democrática para atuar em prol da segurança no ambiente de trabalho”, enfatiza o Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Evimar Barbosa.

Para os colaboradores que não podiam sair do seu local de trabalho para votar, a comissão eleitoral organizou uma urna itinerante que percorreu os setores operacionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias.
“É muito importante que todos participem desse processo, a CIPA garante mais segurança no ambiente de trabalho e a nossa voz está representada por colegas escolhidos de forma democrática”, considera o pedreiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Kadson das Chagas.