Encerramento da Campanha Agosto Verde em Caxias destaca a importância da Primeira Infância

Nessa sexta-feira (30), a Prefeitura de Caxias realizou, no auditório do Palácio da Cidade, o encerramento da Campanha Agosto Verde, que como foco a promoção e valorização da Primeira Infância, período que vai da gestação até os seis anos de idade da criança. O trabalho foi desenvolvido ao longo do mês de agosto pela Secretaria Adjunta de Primeira Infância, que faz parte da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

“Este é meu primeiro filho. É muito bom, quando a gente não pode comprar, ganhando a gente já pode dá uma coisa melhor para o filho da gente”, disse Joseane Silva, moradora do Bairro Ponte.

“Neste período trabalhamos ações com as crianças que estão ainda na barriga da mãe. A gente trabalha a importância da primeira infância, como a mãe deve trabalhar com a criança, o pré-natal, porque visamos estimular a afetividade entre a criança, o bebê e a família”, destaca Elane Barroso, visitadora do Criança Feliz.

Instituída em 2023, a campanha busca sensibilizar famílias, sociedade civil e governos sobre a importância de investir nessa fase, garantindo às crianças oportunidades de crescimento saudável, pleno e integrado. Ao longo do mês, diversas atividades foram realizadas, reforçando os objetivos da Campanha Agosto Verde: Promover a Primeira Infância; Fortalecer Vínculos; Articular Políticas Públicas; e, mobilizar a Sociedade.

A gente quer fazer acontecer, nós pensamos na população, e queremos fazer com que as políticas públicas melhorem. A proteção social de Caxias mudou. E, este trabalho não é caridade, é uma obrigação”, disse Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

“Uma criança que está bem alimentada, que não está sob stress prolongado, que tem acesso a saúde e educação de qualidade, tem vínculos afetuosos com a família tem uma vida saudável, tem menos chances de ser um delinquente no futuro, tem melhor qualidade de vida e vai diminuir as desigualdades sociais”, frisa Priscila Magalhães, secretária adjunta de Primeira Infância.

O encerramento em Caxias marcou apenas o fim da Campanha, mas também o compromisso coletivo de continuar fortalecendo políticas públicas que assegurem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, reconhecendo a Primeira Infância como a base de um futuro mais justo e promissor para todos segue sendo realizado o ano inteiro.

Foi muito gratificante desenvolver estas ações, superou nossas expectativas. Agradecemos desde já a Secretaria de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, nas pessoas das doutoras Adriana e Priscila, por todo apoio e suporte. Nós cremos que ficou uma marca na cidade, das políticas públicas voltadas a primeira infância”, ressalta Adriano Correia, coordenador da Primeira Infância e Criança Feliz.

“É um excelente resultado para as crianças para Caxias, para as mães que são acompanhadas, receberam os kits e ensaio fotográfico de forma gratuito. E, serão acompanhadas. Nós desenvolvemos ações dentro dos Centros de Referência da Assistência Social e Centros de Convivência que tem a primeira infância, e realizamos uma ação recreativa com todos os equipamentos”, ressalta Rona Larissa, coordenadora da Proteção Social Básica.