O povoado Engenho D’Água, no 2º Distrito de Caxias, recebeu o lançamento do Programa “Flor do Campo: Fortalecendo Raízes e Gerando Negócios”, realizado pela Prefeitura de Caxias. A iniciativa intersetorial, coordenada pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Política para Mulheres, reúne diversas ações voltadas à inclusão social, acesso a direitos, assistência técnica, empreendedorismo comunitário e feminino, fortalecimento da economia local e à valorização dos saberes ancestrais, práticas culturais e modos de vida tradicionais.
Francyanne Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos, explicou sobre a ação. “Quando nós trabalhamos o desenvolvimento do território, nós trabalhamos com capacitações, com identidade de pertencimento daquela comunidade, tendo em vista que a gente observa que a sucessão dentro dessas comunidades está cada vez mais difícil, ter jovens que fiquem nas comunidades. Por isso que esse programa de desenvolvimento rural tem o propósito de desenvolver os negócios rurais como um todo das comunidades”, disse.
Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, destacou a parceria entre as secretarias para o desenvolvimento das comunidades. “A secretaria também trabalha com esse eixo de desenvolvimento do homem e da mulher do campo, e nada mais justo do que a gente firmar essa parceria com esse programa Flor do Campo. Nós havíamos conversado sobre isso no início da gestão do prefeito, Gentil Neto, e agora está se concretizando com essas mulheres que foram capacitadas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, para que elas pudessem expor aqui os seus produtos e, assim, conseguir uma renda extra”, disse.
Durante a programação, a população teve acesso a serviços, apresentações culturais, além da feira de negócios com exposição e venda de produtos locais. O evento também contou com espaço beleza, oficina de artesanato, atendimento jurídico, espaço saúde da mulher e aulão de dança.
O momento também foi marcado pela entrega de 60 certificados do curso “Negócio Certo Rural”, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A certificação é a conclusão de um ciclo de capacitação e uma oportunidade de novos rumos para famílias dos povoados.
O vice-presidente da Federação da Agricultura e gerente técnico das ações de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão, Carlos Antônio Feitosa, participou do evento e destacou a iniciativa. “É um prazer estar aqui no povoado Engenho D’Água, onde tivemos ações de capacitação, não somente o Negócio Certo Rural, que iremos entregar o certificado, mas várias outras ações já foram alavancadas aqui, através da parceria da comunidade com o nosso Sindicato de Produtores Rurais. A Prefeitura de Caxias é uma grande parceira que nós temos”, ressaltou.
A presidente da Associação Cristino Cruz, Dineiva Renata, elogiou a ação. “Para a nossa comunidade foi um prazer imenso receber esse curso e os vários cursos que estão acontecendo. Primeiro o de Mulher Empreendedora, que foi muito bom, e esse, que incentivou muito as mulheres aqui do nosso povoado”, disse.
Cleide Maria, aluna certificada, ressaltou o conhecimento adquirido. “Para nós da zona rural, principalmente mulheres que gostam de trabalhar com a terra, foi maravilhoso. Eu aprendi muita coisa que eu não sabia. Eu, em nome das minhas amigas, só tenho que agradecer, porque foi assim o momento que a gente viveu de conhecimento, comunidade, amizade. Mulheres trabalhadoras que deixaram a sua casa para fazer com que o seu negócio pudesse ser desenvolvido melhor do que estávamos fazendo antes”, disse.
“Foi ótimo, maravilhoso. Eu amei muito e gostei. Foi uma excelente opção, nesse momento, para a gente aprender e expor aquilo que a gente tem a vender pra comunidade”, finalizou a aluna do curso, Raquel Lima.