O Centro de Convivência do bairro Salobro realizou nessa quarta-feira (3), o encerramento de mais um curso de artesanato desenvolvido pela unidade. Ao todo, 15 mulheres participaram da atividade, que faz parte do projeto Mulheres que Criam.

Maria Rita, supervisora do Centro de Convivência do bairro Salobro, destacou a importância do curso. “Sempre fazemos cursos, todos os meses nós temos cursos diferentes e esse é sobre artesanato em fuxico, do Projeto Mulheres que Criam. Quando terminamos um curso, já estamos programando outro. Já fizemos de bonecas, de abafadores, de flores em EVA. É o momento de empoderar as mulheres, porque às vezes elas ficam em casa, sem estar fazendo nada e vem para cá e já tem uma forma de fazer uma renda extra”, disse.

O curso foi voltado a produção de produtos feitos em fuxico. As participantes aprenderam os fundamentos, técnicas e a forma de transformar o artesanato em oportunidade de geração de renda. A artesã e professora do curso, Gerlene Pereira, destacou o trabalho realizado. “A gente fez caminho de mesa, almofada, tiara, xuxinha, suplá, vestido, colchas e fica muito perfeito. Nós quisemos oferecer esse curso para a comunidade, para que elas tenham uma renda, sem ter que sair de casa”, disse.

A iniciativa tem como objetivo capacitar e incentivar o empreendedorismo feminino nas mulheres da comunidade, promovendo autonomia e independência. A aluna, Domingas Barbosa, elogiou o curso. “Eu achei muito bom, gostei, aprendi, pois eu não sabia. Agora já sei fazer, se a pessoa chegar a pedir para vender, eu sei fazer. Eu quero mais cursos para a gente aprender cada vez mais”, frisou.
Joselda Ribeiro, aluna, ressaltou que foi uma oportunidade para ganhar uma renda extra. “Foi muito gratificante, pois além de aprender, é uma renda que a gente pode estar ganhando, sem contar que a gente fez amizade também. Cada uma tinha uma ideia, fomos tendo criatividade, e acabamos que conseguimos fazer essas peças. Foi muito gratificante”, finalizou







