Programa Flor do Campo inicia novas turmas do ‘Mulher em Campo’ na Comunidade Quilombola Soledade

A Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Política para Mulheres, por meio da Coordenação de Atendimentos às Comunidades e da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial, deu início a duas novas turmas do programa Mulher em Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Comunidade Quilombola Soledade, em Caxias. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato dos Produtores Rurais de Caxias, dentro do escopo do Programa Flor do Campo: Fortalecendo Raízes e Gerando Negócios.

Com foco no fortalecimento do protagonismo feminino, o programa visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável de comunidades rurais e tradicionais do município. As atividades buscam fomentar o empreendedorismo comunitário e feminino, fortalecer a economia local, valorizar saberes ancestrais e práticas culturais, além de promover a inclusão social e o acesso a direitos.

As turmas na Comunidade Quilombola Soledade têm como objetivo principal o desenvolvimento de negócios rurais, impulsionando a economia criativa, solidária e circular. A iniciativa também reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação da presença do poder público nos territórios tradicionais e com a construção de parcerias que gerem oportunidades reais para comunidades historicamente excluídas.

Com a participação ativa das mulheres locais, o programa busca garantir cidadania e autonomia, fortalecendo as raízes culturais e estimulando a geração de renda por meio do empreendedorismo e da valorização das identidades coletivas. Esta já é a terceira comunidade atendida pelo programa Flor do Campo.