Dando continuidade às comemorações da Semana da Pátria, após o desfile no povoado Nazaré do Bruno, na última sexta-feira (5), nesta terça-feira (9) o polo do povoado Caxirimbu, no 1º Distrito de Caxias, recebeu o Desfile Cívico das escolas do campo. A solenidade foi promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, reunindo alunos, professores, gestores e a comunidade local em um momento de civismo e valorização da educação.

“Hoje estamos aqui no povoado Caxirimbu, com todas as escolas aqui do polo, mostrando que nós trabalhamos, tanto na cidade, quanto no campo. Isso mostra o nosso compromisso com a educação da cidade e do campo”, frisa Adenilson Dias, secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
Ao todo, sete escolas participaram das celebrações:
• UEM Rio Preto, do povoado Rio Preto;
• UEM Deusuita Coutinho Brito, do povoado São Raimundo;
• UEM José Osmar Fernandes, do Porto do Paiol;
• UIM Nossa Senhora de Nazaré, da Trabalhosa;
• UIM Maria Marques Coura, do povoado Baú;
• UIM Flora Alves de Andrade, do povoado Caxirimbu;
• CE Professora Maria do Carmo Bezerra Paiva, também do povoado Caxirimbu.

Na comunidade escritores de ontem e de hoje foram homenageados. Além disso, as escolas levaram os programas e projetos e demonstraram para os presentes.
“Eu gostei muito, me divertir. Eu estou de Emília”, disse Pérola Yasmin, aluna.
“É muito importante a Semana da Pátria com esta temática acerca da leitura e escrita, que é o suprassumo para que as pessoas desenvolvam o seu caminho. A leitura é o caminho para uma formação humana de uma maneira proeminente”, disse Elizeu Arruda, escritor homenageado.

“Nós fizemos esta maquete para representar a primeira escola, que foi feita no terreno doado pela Maria Marques Cousa, na década de 80, e nós fizemos esta casinha para representar”, disse Carlos Eduardo, aluno da escola Maria Marques Coura.
“Muito bom. O 7 de setembro representa o nosso Brasil. E, a leitura e escrita é a chave do aprendizado para ter um futuro melhor mais na frente”, destaca Isabelle Silva, aluna.

Este ano, os desfiles escolares trazem como tema: “Ler e escrever: condições indispensáveis para o exercício pleno da cidadania”, e o lema: “Caxias de mãos dadas pela alfabetização”. As apresentações reforçaram a importância da alfabetização como base para a formação do cidadão, ao mesmo tempo em que celebraram os 203 anos da Independência do Brasil.
“Nós estamos com vários projetos, mas eu destaco o projeto IDEB, que é acontece no contra turno, com o objetivo de melhorar os resultados no aprendizado. A leitura e a escrita abre porta para o universo. Se você não tiver esta habilidade, dificilmente você consegue outras habilidades”, disse Alberto Leandro, gestor da Escola Flora Alves.

Até o próximo dia 12 de setembro, a programação segue com os desfiles nos polos Rodagem, Cabeceira de São Pedro, Buenos Aires e Brejinho, envolvendo comunidades escolares de diferentes regiões do município.









