Prefeitura de Caxias assina ordem de serviço para a regularização fundiária do bairro Salobro

Nessa terça-feira (09), a Prefeitura de Caxias deu um passo histórico para a comunidade do bairro Salobro com a assinatura da Ordem de Serviço para a Regularização Fundiária. O ato foi oficializado pelo prefeito Gentil Neto, em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

“A maior importância é trazer mais segurança, mais tranquilidade e dignidade aos moradores do Salobro. Nós fizemos este convênio com o Governo Federal, através do apoio da nossa deputada federal, Amanda Gentil, com a Fadex, que é a empresa que vai realizar este trabalho de regularização, através do Programa Periferia Viva. É muito importante, porque nesta primeira etapa eles fazem a regularização, mas na segunda etapa é entregue o mapeamento do que a população quer que se faça nos terrenos vazios, além de asfalto e outras melhorias. A gente mostra o quanto é importante trabalhar em parceria com o Governo Federal”, destacou Gentil Neto, prefeito de Caxias.

“Hoje recebemos a ordem de serviço, que é o documento que nos autoriza a começar as atividades. A partir de agora, será apresentado um plano de ação para a Prefeitura, com as datas e as metas que vamos cumprir. Neste primeiro momento será feito o cadastramento da população. Nós contaremos com um ponto de apoio na Prefeitura de Caxias e também na área da comunidade. Vamos montar uma estrutura mínima no bairro para que a gente possa receber toda a população que queira fazer algum esclarecimento”, disse Grégory Gentele, consultor da Fadex.

A iniciativa será desenvolvida por meio do Programa Periferia Viva, do Governo Federal, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e vai possibilitar a regularização de quase mil famílias que vivem no bairro. O objetivo é garantir que os moradores tenham o documento oficial de suas casas, assegurando o direito à propriedade e mais segurança jurídica para todos.

“Hoje estamos tratando de um marco importante, que é a regularização do bairro Salobro, uma vez que se trata de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. Serão aproximadamente mil famílias, e vamos dar início para que possamos entregar dignidade e o título de propriedade à população”, destaca Jamerson Levi, secretário municipal de Regularização Fundiária.

Durante a solenidade, muitos moradores do Salobro compareceram e demonstraram entusiasmo em participar do programa. A regularização fundiária representa não apenas um documento, mas também a valorização dos imóveis, acesso facilitado a serviços públicos e a possibilidade de novos investimentos na comunidade.

“Eu acho bom, vim saber como é que vai ser. Eu quero regularizar só a minha casa mesmo. É importante ter o documento da casa”, disse Alzenira da Silva, moradora do bairro Salobro.

“Vamos aproveitar hoje, é bom para a população. Eu espero que dê certo, eu acho muito bacana, para mim é uma vantagem”, frisa Avelino Alves, morador do bairro Salobro.

“Em nome da população do Salobro, eu agradeço ao prefeito Gentil Neto e à deputada federal Amanda Gentil. Porque é de suma importância, e a comunidade do Salobro é uma comunidade carente. Eu estou feliz e a população também. Eles vão montar um escritório no bairro Salobro para tirar todas as dúvidas e dizer os documentos necessários para regularizar as casas ou terrenos”, reforça Aldenir Nonato, líder comunitário.