Centenas de caxienses poderão realizar agora o sonho de ter a casa própria. A Prefeitura de Caxias, em parceria com o Governo Federal, e através da Secretaria Municipal de Habitação, lançou nesta sexta-feira (12), o edital do Programa Minha Casa, Minha Vida, Faixa 1, em solenidade realizada no Residencial Vila Paraíso. O evento contou com a participação de autoridades políticas, lideranças comunitárias e a população interessada.

“Com certeza vai trazer cidadania e justiça social. Vai beneficiar centenas de famílias, vai beneficiar aquelas pessoas que mais precisam. Nós temos as cotas prioritárias, das pessoas que se enquadram nos requisitos para ir pro sorteio geral. Vamos fazer um sorteio transparente, justo e com respeito ao nosso povo caxiense. São 512 apartamentos, sendo 128 no Residencial Eugênio Coutinho e 384 no Residencial Vila Paraíso, com previsão de entrega até o final de 2026”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.
“Esse foi um sonho pensando desde o início do meu mandato, e hoje a gente pode ver a concretização dele. É uma obra de extrema importância em parceria com o Governo Federal”, destaca a deputada federal, Amanda Gentil.

“É mais do que um sonho, é uma mudança de vida para quem vai receber um apartamento. Estamos aqui para somar, para trazer mais infraestrutura para esse bairro, para Caxias”, afirma a deputada estadual, Daniella.
“Hoje foi um dia muito importante, foi o lançamento do edital. Nele estão todas as informações que serão cumpridas a risca para que tenhamos um processo justo e transparente. A intenção é esta priorizar para quem realmente precisa. Quem já foi contemplado em algum programa não vai concorrer, somente quem não tem casa, quem não tem moradia vai concorrer”, afirma Tico Castro, secretário de habitação de Caxias.

Ao todo, serão sorteados 512 apartamentos, sendo 384 unidades no Residencial Vila Paraíso e 128 no Residencial Eugênio Coutinho, beneficiando centenas de famílias caxienses que sonham com a casa própria. A previsão de entrega das obras está para o final do ano de 2026.
O Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, é financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, da Caixa Econômica Federal. O Edital regulamenta todo o processo de inscrição, seleção, priorização e sorteio dos candidatos às Unidades Habitacionais de Interesse Social.

INSCRIÇÕES – As inscrições poderão ser realizadas de 1 a 17 de outubro de 2025, presencialmente nos polos de cadastramento definidos: Auditório da Prefeitura de Caxias, Centro de Referência da Assistência Social do Bacuri, Centro de Referência da Assistência Social do bairro Mutirão, Centro Comunitário Volta Redonda e Centro de Juventude Volta Redonda — ou ainda de forma eletrônica, pelo site oficial www.caxias.ma.gov.br.
Entre os critérios obrigatórios para participar estão: residir em Caxias, estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850,00, ter no mínimo 18 anos ou ser emancipado, não possuir contrato de financiamento vigente, não ser proprietário de imóvel, não ter sido beneficiado por outros programas habitacionais e estar regular junto à Receita Federal, entre outros requisitos previstos no Edital.

“Eu não tenho casa. Eu vou me inscrever para ganhar uma dessas casas. Com fé em Deus vai dá certo. Meu sonho é ter uma casa”, disse Maria da Natividade, moradora.
“Eu moro com minha sogra. E, vou me inscrever e com fé em Deus eu vou ganhar minha casa”, disse Antônia Elinalva, moradora.
“Eu moro de aluguel, não tenho quase nada. E, este programa vai ajudar as pessoas que são mães como eu que tenho duas crianças. Eu vou me inscrever. E, com fé em Deus eu ganho a minha”, disse Irmã Shaquira, moradora.

“Eu não tenho casa, moro de alguém. É uma oportunidade de ganhar uma casa. Aluguem é um dinheiro que a gente investe e não ver mais. E, esta é uma oportunidade boa”, disse Valéria Martins, moradora.
“Eu vou fazer a minha inscrição e vou ganhar com fé em Deus”, disse Maria José, moradora.
“Eu moro de favor. Vou me inscrever e tenho fé que realizarei o meu sonho de ter uma casa própria”, comenta a moradora da Vila Paraíso Francisca das Chagas.

