Professores e alunos são homenageados por representarem Caxias com projetos de preservação do Meio Ambiente

O município de Caxias se destacou mais uma vez no cenário educacional do Maranhão. Nessa segunda-feira (15) a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, certificou alunos e professores que representaram bem o município na etapa estadual da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em agosto, em São Luís (MA), umas das etapas da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida em que os alunos dos anos finais do ensino fundamental são protagonistas na realização de pesquisas, debates e a criação de projetos de ação para a melhoria do ambiente escolar e das questões climáticas.

“Nós fizemos nossos projetos em Caxias, foi classificado. E, na etapa estadual, eram 80 projetos e Caxias teve 5 projetos. O que mais me deixa gratificado é que a escola Antenor Gomes Viana Júnior ficou em 16º colocado”, disse Wallace José, Professor Da Escola Antenor Viana.

“Foi uma experiência única representar a minha cidade em São Luís. O projeto, ele abordou a criação de Sabão na escola, a reutilização da garrafa pet e a utilização do óleo de cozinha. Eu conheci os projetos de outras pessoas e ver a importância deles”, lembra Taylor Henrique, estudante.

“Nós levamos um projeto que trata da limpeza do riacho limpeza, que é tirar o lixo que é jogado às margens do riacho para que ele fique livre, e servindo a comunidade. Foi uma experiência grande e inovadora. Porque proporcionou para mim como professora e para os alunos, abertura de novos caminhos”, lembra Leticiane Cruz, Gestora Da Escola Antônio Rosa De Lima (Povoado Sítio).

Ao todo, Caxias conseguiu aprovar 5 projetos, um número expressivo que superou até mesmo a capital maranhense. Caxias concorreu com outros 80 projetos inscritos de escolas do Estado. O reconhecimento traduz o esforço de alunos e professores que se dedicaram à elaboração de iniciativas voltadas para a preservação ambiental, a sustentabilidade e a conscientização das comunidades escolares. A proposta é seguir com a valorização do protagonismo estudantil e do papel fundamental da educação para a construção de um futuro mais sustentável.

“Hoje foi o momento de fazermos o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Estes alunos foram selecionados para representar o município em São Luís, em uma etapa da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. O município teve 5 projetos aprovados, e tivemos mais projetos aprovados do que a capital”, destaca Juarez Júnior, Coordenador Da Educação Ambiental.

“Isso mostra a importância que damos a educação ambiental. Hoje, nós viemos parabenizar os nossos alunos e professores gestores, que levaram os nossos alunos para uma Conferência estadual. E, nada melhor do que a gente reconhecer o trabalho dos nossos profissionais. E, a competência dos nossos alunos, mostrando que Caxias tem potencial para representar o Maranhão e o Brasil”, ressalta Adenilson Dias, Secretário Municipal De Educação, Ciências E Tecnologia.