Estudantes de Caxias vão representar o município na 3ª Edição da Copa Nordestina de Matemática

Três estudantes sendo dois da Rede Municipal de Educação, e um da escola privada de Caxias vão representar o município na 3ª Edição da Copa Nordestina de Matemática (CoNeMat). O evento vai ser realizado pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática na capital São Luís (MA), nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025.

O Professor e coordenador da Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Município, Gleison Silva, destacou a programação da competição. “Serão três dias lá em São Luís, onde nós vamos encontrar professores e alunos que trabalham com Olimpíadas, de outros municípios e outros estados da região Nordeste. Teremos palestra, recreação e a competição em si, onde os alunos resolverão cinco problemas em quatro horas e meia, e após isso será a premiação. Espero que a gente possa estar nessa premiação. Estamos indo para competir e conhecer, ter novas experiências com alunos e professores, e poder trazer novas ideias para Caxias”, disse.

Os representantes escolhidos foram os alunos destaques e medalhista nas Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Município de 2024. A aluna, Francisca Emanuele, estudante da escola Nossa Senhora dos Remédios falou da expectativa para o evento. “A minha expectativa é que a gente leve ouro. Estamos indo para ganhar, para conhecer gente nova e ganhar mais conhecimento”, disse.

Felipe Abreu, aluno do Instituto Maciel falou sobre a felicidade em participar. “É muito gratificante ter sido escolhido, muito incrível essa viagem para competir. Agradeço aos professores por essa oportunidade e o objetivo é trazer a medalha pra Caxias”, contou.

“A minha expectativa é ganhar uma medalha e levar o nome de Caxias como uma das cidades com mais potencial em matemática”, destacou a aluna, Manuela Holanda, do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira.

Tenente Barbosa, gestor do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira, falou sobre o trabalho realizado com os alunos. “O nosso trabalho, enquanto gestor das escolas, é proporcionar um ambiente onde esses resultados possam aparecer. Temos condições de ter boas aulas, onde os alunos possam desenvolver habilidades”, finalizou.

A Copa Nordestina de Matemática tem como objetivo estimular o interesse pela matemática e identificar e incentivar jovens a seguir carreiras na área das ciências exatas. A competição é voltada para estudantes do ensino fundamental, que tenham até 15 anos.