A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, realizou nessa quarta-feira (17), a primeira prova da 2ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais (OCMEM). A competição é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal e busca despertar o interesse pela Matemática, valorizando o raciocínio lógico-matemático dos alunos.
“Todos os alunos do 6º ao 9º ano estão participando. Após a correção, tem a classificação de quem foi classificado para a segunda etapa. Ano passado nós tivemos uma aluna que ficou em primeiro lugar e ganhou um notebook, e o professor ganhou um curso”, destaca Maria de Jesus, gestora adjunta da escola Nossa Senhora dos Remédios.
A Olimpíada tem como objetivos difundir a Matemática de forma significativa, contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, estimular a resolução de problemas, incentivar o estudo contextualizado e identificar jovens talentos, promovendo seu engajamento em competições científicas e futuras carreiras nas áreas tecnológicas.
“O que a Olimpíada oferece aos alunos é fortalecer a Matemática, a resolução de problemas, a capacidade do aluno pensar sobre o problema e o aluno como participante do processo de construção do conhecimento. Este processo, por meio da Olimpíada, serve para outras provas, como a OBMEP. Inclusive, fomos convidados para participar de uma competição de Matemática em São Luís”, destaca Antônio Dejerson, gestor da escola Antônio Rodrigues Bayma.
Nesta primeira fase, as provas foram aplicadas diretamente nas escolas participantes. A avaliação, de caráter eliminatório, contou com 20 questões objetivas de múltipla escolha, valendo um ponto cada, totalizando 20 pontos. Os estudantes foram divididos em dois níveis: Nível Alfa (6º e 7º anos) e Nível Beta (8º e 9º anos). A prova teve duração de três horas, sendo exigido tempo mínimo de uma hora para entrega.
“Pode nos ajudar, podemos ter mais recursos de estudos e nos sentimos mais preparados para a OBMEP”, destaca Marina de Melo, aluna.
“Foi muito bom. Foi mais avançado este ano. Acredito que vou passar para a segunda fase. Eu já fiz a OBMEP, e esta prova aqui ajuda para a OBMEP, pois são questões bem parecidas, só muda o contexto”, disse Cecília Furtado, aluna.
De acordo com o regulamento, apenas 10% dos alunos inscritos em cada escola avançarão para a segunda fase, prevista para o dia 8 de novembro, em escolas-polo da sede do município. Essa etapa será discursiva, composta por 5 questões que totalizam 10 pontos, com correção às cegas realizada pela Comissão Organizadora.
“É uma iniciativa muito boa, porque vai preparar os alunos a nível nacional. Eles vão ter a oportunidade de se deparar com questões a nível nacional. O que muda é a adequação local, mas as questões são parecidas com a OBMEP. A Matemática não decoramos, você só aprende Matemática se exercitar, e eles estão tendo esta oportunidade”, disse Enéias Evangelista, professor de Matemática.
A premiação da OCMEM contempla medalhas (ouro, prata e bronze), tablets e notebooks para os estudantes, além de bolsa incentivo de mil reais ofertada pela Secretaria Municipal de Educação. Professores dos alunos medalhistas também serão contemplados com cursos de formação continuada, bolsas de incentivo e livros. As escolas dos vencedores receberão placas de destaque, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
A grande cerimônia de premiação da 2ª Olimpíada Caxiense de Matemática será realizada no dia 28 de novembro de 2025, coroando o esforço de alunos, professores e escolas que participaram da iniciativa.
“Nesta primeira fase, temos mais de 6 mil inscritos, mais escolas inscritas. Este ano o IFMA está em parceria. A proposta é mostrar que os alunos têm raciocínio matemático, para fomentar a resolução de problemas. Eles serão premiados com medalhas, tablets, notebooks, e no próximo ano vão ganhar uma viagem para participar da CoNeMat”, destaca Gleison Silva, organização da Olimpíada Caxiense de Matemática.