Gestão Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial avaliam resultados do Programa Meu Primeiro Emprego

A Prefeitura de Caxias em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, durante reunião realizaram uma avaliação dos resultados alcançados até então, com o Programa Meu Primeiro Emprego. A ação pioneira lançada pela gestão municipal em fevereiro de 2025, teve 250 inscritos e 50 jovens de 18 a 24 anos foram selecionados para atuar no mercado de trabalho, em empresas de Caxias, sendo bancados 100% pela gestão municipal.

O Programa selecionou por meio de dois editais, tanto candidatos as vagas de trabalho, quanto as empresas que iriam receber os candidatos, fortalecendo o comércio local, e dando oportunidades de trabalho. Esta primeira fase do programa tem duração de seis meses e finaliza em outubro de 2025. Já há indicativos de empresas participantes que vão absorver os jovens e integrá-los ao quadro de funcionários.

A reunião de avaliação contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que ao longo de todo o período de execução do Programa foi o Agente Integrador. Ao tempo em que os jovens estavam no comércio, também realizavam às sextas-feiras, a capacitação com uma trilha de conhecimentos que foi ofertada a cada um deles. Os cursos ajudaram no desempenho das atividades dentro do comércio caxiense. Além disso, a reunião contou com as Secretarias Municipais do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.

A avaliação do Programa Meu Primeiro Emprego levou em consideração pontos positivos, e pontos que precisam de melhorias para as próximas edições, além de cases de sucesso. “O encontro contou com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, Secretaria de Trabalho e o Senac. Na reunião foi feita uma avaliação do Programa Meu Primeiro Emprego, um balanço do impacto que o programa teve na cidade de Caxias, bem como foi analisado todos os pontos de melhorias para as próximas edições, assim como os cases de sucesso”, destacou Samara Mendes, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.

“Foi um encontro para o balanço geral do Programa Meu Primeiro Emprego com a presença dos secretários, os números efetivos, o mapeamento de empregabilidade. O programa encerra agora em outubro, e nós conversamos sobre os relatos de experiências e casos de sucesso junto às empresas”, destaca Rosy Bonfim, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Caxias.

“Acabamos de realizar uma reunião muito importante, onde fizemos o levantamento de todos os dados positivos e negativos deste primeiro edital do Programa Meu Primeiro Emprego, já que estamos na reta final. E, nós aproveitamos esta reunião para pontuar novas metas e objetivos a serem traçados para o segundo edital, que pretendemos lançar o quanto antes, por determinação do Prefeito Gentil Neto”, lembra Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.

“Passado o período de validação do Programa, a gente conversou com o Senac, que é o Agente de Integração escolhido pelo município, para o processo de seleção e acompanhamento. Notamos que as empresas ainda não tinham noção de iriam pegar um profissional sem nenhuma experiência. Mas com o decorrer do processo, e com a trilha desenvolvida pelo Senac, a gente foi passando para os empresários que era um processo que dependia do órgão integrador, mas que que precisaria de um acompanhamento da empresa. Notamos alguns pontos que precisam ser mudados e fizemos um balanço. Mas no geral acreditamos que 98% foram medidas acertadas. Nós teremos uma perspectiva de mais de 10% de contratações. Foi um balanço positivo”, destaca Tino Castro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.