O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias realizou, uma palestra em referência à Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização e a valorização da vida.

A palestra foi mediada pelo psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial III, Carlos Henrique, que abordou a importância do cuidado emocional, da empatia e da escuta ativa no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Na oportunidade, destacou sinais de alerta que podem indicar sofrimento psíquico, além de orientações sobre onde buscar apoio especializado.
“Hoje nós precisamos valorizar mais a nossa vida, cuidar de nós mesmos para que possamos também cuidar do outro, do nosso ambiente de trabalho, da nossa casa, da nossa família, daquilo que tem importância. Precisamos dar sentido a isso e é assim: cuidando da nossa saúde mental, buscando qualidade de vida, praticando atividade física e fazendo aquilo que realmente gostamos, para que possamos dar sentido ao que é mais essencial — a nossa saúde mental e o nosso bem-estar”, ressaltou o psicólogo.

Para o Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Evimar Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o bem-estar dos servidores. “A Campanha Setembro Amarelo é um convite para refletirmos sobre a importância da vida e da solidariedade. Promover espaços de diálogo como esse é fundamental para que possamos cuidar das pessoas que estão ao nosso redor”, destacou.

O Coordenador do Núcleo de Saúde do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Adonato Neto, também reforçou o papel do setor no apoio aos colaboradores. “Nosso núcleo está sempre de portas abertas para acolher, orientar e apoiar cada colaborador. O Setembro Amarelo é um momento de alerta, mas o cuidado com a saúde mental deve ser permanente”, afirmou.
A campanha, que acontece em todo o país durante o mês de setembro, busca romper tabus e incentivar a procura por ajuda. Para a Supervisora de Jornalismo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Juliana Medeiros, é fundamental discutir saúde mental e estimular essa prática também no ambiente profissional. “A saúde mental é um tema essencial. Sem ela, todas as nossas atividades ficam comprometidas. No trabalho, é preciso estar com ela em dia para não interferir na nossa produtividade”, reforçou.

Com essa ação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto reafirma seu papel social de não apenas oferecer serviços de qualidade à população, mas também de cuidar de quem faz parte da instituição.