Professores recebem capacitação no 2º Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem

Professores do 1º e 2º anos da Rede Municipal de Educação de Caxias participaram do 2º Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem 2025. Nesta etapa o eixo debatido é Alfabetização. Poliana Melonio, Articuladora Municipal de Alfabetização do Pacto pela Aprendizagem, explicou sobre a ação. “Nós estamos no segundo ciclo de formações do Pacto pela Aprendizagem, acontece sempre depois das avaliações externas. Nós sentamos com os professores para refletir sobre o desempenho dos alunos e, assim, propor novas estratégias para que o processo de ensino e aprendizagem possa, de fato, alavancar”, explicou.

Ao todo, mais de 200 profissionais da educação estão participando da capacitação. O ciclo formativo, que está sendo realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa visa fortalecer o ensino nas séries iniciais e garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa. Na ação, a temática central foi “Educação e Sustentabilidade: Articulando linguagem poética e conceitos matemáticos com estratégias criativas e sustentáveis na alfabetização”, em que foram discutidas práticas pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula.

A professora, Anne Karoline Santana, destacou a forma como está sendo trabalhada a temática em sala de aula. “Na escola, estamos falando muito sobre a questão da reciclagem, de que você pode utilizar aquele material para outras coisas, como, por exemplo, a garrafinha pet, a gente utiliza para fazer porta-lápis e outros objetos, para que a criança consiga entender que aquele material pode ser utilizado de outras maneiras e que você vai estar ajudando o meio ambiente. A temática que nós estamos trabalhando é voltada para a língua portuguesa, em gêneros textuais, como poesias, quadrinhos, quadras, porque são textos mais acessíveis”, frisa.

Na oportunidade, os profissionais também participaram de uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo, inaugurando os cuidados com a saúde mental, a partir do projeto: “Promoção de saúde mental – cuidar de quem educa”, que foi mediada pela psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Amanda Ferraz. “Esse momento hoje foi o primeiro encontro, onde a gente trouxe a temática do Setembro Amarelo, que é trabalhada a prevenção e pósvenção ao suicídio. Falamos para os profissionais sobre o cuidado, sobre o que eles devem fazer e que não podem fazer em relação ao suicídio, para cuidarem da mente, porque a saúde mental é um conjunto, espírito, corpo e mente, tudo tem que estar alinhado para que eles possam se desenvolver bem no ambiente de trabalho”, finalizou.