Fórum Regional de Turismo “Viva Cocais” busca desenvolvimento do setor turístico da região

A gestão municipal marcou presença no Fórum Regional de Turismo “Viva Cocais”, um encontro estratégico que reuniu municípios da região com o objetivo de fortalecer a integração e planejar ações conjuntas para o desenvolvimento do setor turístico. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o Governo do Estado e a Instância de Governança do Polo Cocais.

“A intenção do evento é juntar várias cidades do Polo Cocais, para pensarmos juntos estratégias para desenvolvermos o turismo da nossa região. O desafio maior é acreditar que temos potenciais, que o potencial não existe onde só tem sol e mar, que o turismo é criado, é experiência, é uma igreja histórica, que o turismo é gastronomia, então, nós temos potencial”, lembra Luciana Bezerra, secretária municipal do Turismo de Caxias (MA).

“A proposta é trazer para debate a importância do Turismo, a importância de envolver o público e o privado, para que juntos possamos traçar as melhores estratégias para que juntos possamos fazer com que o nosso turismo, a nossa região alavanque e gere, consequentemente, renda, empregos, oportunidades também. Palestras como estas, sobre outros territórios, que parecem favorecidos por questões naturais, quando a gente vai ver na prática, os desafios são semelhantes”, frisa Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae.

O evento teve como propósito pensar o turismo de forma ampliada, considerando suas múltiplas facetas. O turismo histórico e cultural, por exemplo, tem papel de destaque em Caxias, cidade conhecida como a “Princesa do Sertão”, com seus casarões, igrejas e tradições preservadas. Já o turismo religioso, presente em festas e romarias, mostra a força da fé como atrativo que movimenta visitantes. O turismo gastronômico, ecológico e de eventos também despontam como potenciais capazes de atrair diferentes públicos e impulsionar a economia de Caxias e da região.

“Esta parceria tem que existir. Nós conseguimos inserir Parnarama no mapa do turismo nacional, assim como Caxias, e nós temos que estar integrados com os que compõem o polo. O Polo Cocais é um polo que tem 17 municípios, mas ainda estamos muito dispersos, tem municípios que ainda não chegaram a este entendimento”, frisa José Henrique, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Indústria e Comércio de Parnarama (MA).

“Quando a gente pensa o Turismo, a gente pensa em um conjunto de atores envolvidos. Desde a capacitação até a comunidade local, as pessoas envolvidas, juntar todos é um desafio. É um trabalho de formiguinha, temos que explicar o que é o turismo”, lembra Gracimar Tavares, diretora de Turismo de Timon.

Durante o fórum, foi debatido o funcionamento da cadeia do turismo, que envolve uma ampla rede de serviços, desde hospedagem, alimentação e transporte até guias, agências de viagens e artesãos. O fortalecimento dessa cadeia significa geração de emprego e renda, além de maior valorização das riquezas culturais e naturais de cada cidade.

“A oportunidade de estar em contato com os municípios vizinhos é esta oportunidade de promover esta roteirização regional, é o que o Ministério do Turismo deseja. É importante estarmos de mãos dadas, identificando as nossas potencialidades para desenvolver o nosso Polo Cocais”, ressalta Aline Macedo, secretária municipal de Turismo de Timon.

“Eventos como fóruns, seminários, reuniões. Ninguém faz turismo de uma hora para outra. O turismo é feito de forma dialogada para você identificar as potencialidades da região. E tudo isso se faz com muito trabalho e a integração dos municípios. Tem que ter muita vontade, porque a gente trabalha com poucos recursos, e trabalhamos com parceiros”, ressalta Sandra Vieira, instância do Polo Munin.

“É sempre um aprendizado. Está de parabéns a Secretaria de Turismo de Caxias e os municípios da região. E, enquanto radialista, nós organizamos o Encontro de Sanfoneiros, e o encontro este ano está indo para a 7ª edição, em 13 de dezembro. Nós iniciamos com um foco reduzido, mas imaginando em divulgar Caxias para o Brasil e para o mundo através da cultura forrozeira. Mas isso foi se ampliando de tal sorte que hoje estamos nos aproximando da 7ª edição e a rede hoteleira já está lotada. Tem um hotel em Caxias em que temos 80 reservas de sanfoneiros, todos de fora. E nos outros, há comitivas e simpatizantes do forró. A cultura é a identidade da cidade”, lembra Andrade Peso Pesado, radialista.

“O Turismo caminha junto com a cultura. Caxias é rica em cultura. Quando a cultura encontra entrave, o turismo perde poder. Nós temos a Academia de Letras, o Instituto Carvalho Jr., a ASLEAMA, que fazem parte da cidade. E este caminhar cultural é importante para o município. Mas temos rio, temos escritores, temos literatura, e o Fórum é de extrema importância”, ressalta Joseneyde Ferreira, presidente do Instituto Carvalho Jr.

Ao participar ativamente do “Viva Cocais”, Caxias reafirma o interesse da gestão municipal em contribuir para a construção de um turismo integrado, sustentável e capaz de revelar ao Maranhão e ao Brasil todo o potencial que a região dos Cocais possui.