Professores da educação infantil recebem formação

O VI Encontro Presencial do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), é uma parceria da Prefeitura de Caxias com o Governo Federal, através do programa em 2025, que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo qualificar professores da Educação Infantil, especialmente da pré-escola, para implementar práticas pedagógicas que promovam a oralidade, a leitura e a escrita a partir das interações e brincadeiras do cotidiano das crianças.

“É um tema muito importante e valoriza o professor, que enriquece a sua prática, e que vão trazer as atividades aos professores que estimulem o interesse pela leitura e escrita desde a base”, lembra Júlia Fenonília, professora formadora.

O tema trabalho são “As brincadeiras, as interações e as atividades de análise fonológica na Educação Infantil: percursos teórico-metodológicos”, promovendo reflexões e vivências que fortalecem o trabalho docente e asseguram experiências significativas de aprendizagem às crianças.

“São conhecimentos novos, porque o brincar sempre está presente nas salas. E, as técnicas que estamos aprendendo, são importantes para aperfeiçoar o que já trabalhamos em sala de aula”, frisa Kelly Silva, professora.

“Estamos associando a brincadeira com aprendizagem. Estamos falando de um brincar orientado, associando com o saber. A gente sabe da importância de brincar e educar ao mesmo tempo”, ressalta Maria Tereza, professora.

Os objetivos do programa a serem alcançados são a: Formação Continuada: fortalecer práticas pedagógicas voltadas à linguagem por meio da qualificação docente; Integração com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: garantir o direito à alfabetização de todas as crianças; e Ampliar Experiências com a Linguagem: apoiar teórica e metodologicamente os professores para enriquecer as experiências das crianças com a leitura e a escrita, respeitando as especificidades da primeira infância; e, a promoção de práticas pedagógicas: consolidar a cultura da leitura, escrita e oralidade na rotina escolar, de acordo com a legislação vigente. As formações seguem até o dia 30 de setembro de 2025, fortalecendo a construção de práticas pedagógicas inovadoras que asseguram às crianças da Educação Infantil o acesso a experiências de linguagem mais amplas e significativas.

“Visa resgatar o desenvolvimento fonológico, respeitando o desenvolvimento infantil através das literaturas os alunos de 4 e 5 anos. É uma parceria e faz parte do Pacto pela Aprendizagem. Hoje estou com um grupo de professores para compreendemos mais sobre as metodologias”, disse Patrícia Regina, professora formadora.

“A formação é sempre importante para todos os professores. Estamos aperfeiçoando as estratégias para as atividades escolares. Quando o professor se dedica a aprender mais, esse aprendizado vai beneficiar os nossos alunos, as nossas crianças”, frisa Gilmara Magalhães, professora.