No período de 7 a 10 de outubro os Encontros Pedagógicos de Área estão sendo realizados em Caxias. A proposta reúne professores da rede municipal com o objetivo de fortalecer o planejamento das atividades escolares e promover reflexões sobre a prática pedagógica, conforme o cronograma pensado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, de fomentar a formação continuada.
No período de 7 a 10 de outubro os Encontros Pedagógicos de Área estão sendo realizados em Caxias. A proposta reúne professores da rede municipal com o objetivo de fortalecer o planejamento das atividades escolares e promover reflexões sobre a prática pedagógica, conforme o cronograma pensado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, de fomentar a formação continuada.

“A gente precisa ter estes momentos, porque eles trazem oportunidades para estas reflexões. Nós diariamente lidamos com muitos jovens e muitas situações, que exigem os compromissos profissionais e lidar com as questões que as pessoas trazem. Ao mesmo tempo estes encontros despertam a necessidade de cada profissional se autoavaliar, ter o seu cuidado”, frisa Germano Ramos, professor.
“A gente sabe sobre a análise da realidade brasileira. E, Caxias está um pouco pioneira em abordar a geografia com estes encontros, falando sobre a nossa realidade em Caxias. Aqui a gente está sendo abraçado, de forma carinhosa e respeitosa com nossas práticas, realidades, nossas falas, e estes são temas do encontro de hoje”, lembra Luciano Gouveia, professor.

Nessa terça-feira (7), os encontros foram direcionados às áreas de Geografia, Educação Física e Arte. Durante as atividades, os educadores participam de momentos de diálogo, troca de experiências e oficinas que contribuem para o aprimoramento do trabalho em sala de aula.
“Hoje estamos trabalhando a identidade do professor e a gestão das emoções. Porque os professores precisam trabalhar estas questões, lidam com pessoas diferentes, adolescentes, que levam muitas questões para a sala de aula. Trabalhar a emoção do professor é importante porque melhora o relacionamento dentro da escola, e melhorar o desempenho”, frisa Fátima Assen, professora.

Além da formação continuada, a programação também destaca a importância do autocuidado emocional dos profissionais da educação, reconhecendo o papel essencial que o bem-estar docente desempenha na qualidade do ensino. Até o dia 10, outros componentes curriculares também participarão dos encontros.
“Esta formação é mensal. Em um mês eles fazem planejamento, e no outro eles discutem um tema que é relevante para a área. Nos encontramos semanalmente para acompanhar as áreas também. Os coordenadores fazem um trabalho de reflexão e registro das atividades. Tem sido um ano bem frutífero em 2025. E, neste mês do professor estamos homenageando o trabalho de todos os profissionais em sala de aula”, destaca Kerleyane Oliveira, coordenadora dos anos finais.



