Representantes de Caxias estiveram presentes nos dias 7 e 8 de outubro, na 13ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. No Maranhão, a conferência foi realizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular. O evento teve por objetivo a construção coletiva de diretrizes para promoção dos direitos humanos, enfrentamento às violações de direitos e defesa da dignidade humana.

Realizada no Centro Universitário Santa Terezinha, no bairro Anil em São Luís. A conferência abordou o tema: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, que reflete a necessidade de debater e buscar soluções para os principais problemas que impactam a dignidade, a igualdade e a justiça social no país.
Durante o evento foram formuladas propostas para compor a elaboração do Sistema Nacional de Direitos Humanos, uma estrutura permanente e articulada entre os entes federativos e a sociedade civil. As propostas elaboradas na conferência estadual serão encaminhadas à 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que será realizada de 10 a 12 de dezembro de 2025, em Brasília (DF).

Os eixos discutidos foram: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
No final do evento foi realizada uma votação através da plenária e foram eleitas: 4 propostas de Caxias foram escolhidas para a Conferência Nacional. Ao todo, 6 delegados, sendo 4 da sociedade civil e 2 do poder público foram escolhidos também para a Conferência Nacional, são eles: João Gabriel Jesus da Silva; Maria Raquel da Silva Reis; Eulina Morais da Silva; Francyane Gomes Barradas; Sernandes Rodrigues da Silva; e Taciana Cardoso.