Agentes culturais de Caxias participaram nessa quarta-feira (8), da apresentação do edital do Natal Iluminado 2025. A ação foi voltada para corais, orquestras, grupos de dança natalina, teatro, grupos de reisados e demais produtores culturais interessados.

Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, destacou o público-alvo da apresentação. “Nós estamos fazendo a apresentação do edital do Natal Iluminado, convidamos os grupos que queiram trabalhar temática natalina, como grupos de teatro, dança, música, culturas de todas as formas que queiram fazer a apresentação no Natal Iluminado”, disse.

Durante a apresentação do edital, foram expostos o objetivo do evento, as categorias que poderão se inscrever para a seleção, os valores que serão pagos, condições de pagamentos, além de esclarecimento de dúvidas e orientações para os interessados.

Chico Beleza, presidente da Associação dos Músicos, destacou a importância do momento para os artistas. “É muito importante esse contato com os artistas, com os fazedores de cultura, para que absorva essa informação, para que se prepare, se organizar em relação aos seus portfólios. É bem louvável, pois Caxias é um celeiro cultural”, frisou.

O músico, Gabriel Estevão, ressaltou a importância do Natal Iluminado para os artistas. “Esse momento é muito bom para ver como ficarão as categorias que vão ser contempladas para fomentar o projeto Natal Iluminado que é um evento que já entrou no calendário da cidade de Caxias. É um espaço é para formação de público para muitos desses artistas que estão até mesmo começando e que estão trazendo projetos inovador”, finalizou.

A previsão é de que as inscrições tenham início ainda no mês de outubro, seguidos da seleção e divulgação do resultado das atrações e produções escolhidas. O Natal Iluminado é um importante evento no calendário de Caxias. Promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, o evento contribui com o desenvolvimento social, cultural, turístico e econômico do município.





