Dia ‘D’ de vacinação para crianças e adolescentes mobiliza famílias durante o final de semana

Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde realizou nesse sábado (18), o Dia ‘D’ de vacinação, que ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, das 8h às 17h.

Ao todo foram ofertadas mais de 15 vacinas, entre elas, contra Febre Amarela, Influenza, Tetra Viral, que combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) e HPV. O Servidor Público Júlio César e a esposa Elaine Marins levaram os dois filhos de 3 e 4 anos até a Unidade Básica de Saúde do conjunto Cohab para atualizar a caderneta das crianças. “Geralmente eu e minha esposa trazemos os nossos filhos para fazer a vacinação aqui na Unidade Básica de Saúde. A gente vai se alternando. Nossos filhos são tudo em nossa vida, e trazer para vacinar é um ato de amor que a gente não abre mão. Hoje eles tomaram 3 vacinas, e agora estão protegidos de muitas doenças”, falou o servidor.

Em algumas Unidades a movimentação foi tranquila. O enfermeiro, José Nilton, que atende no bairro Volta Redonda faz um alerta para que os pais aproveitem a oportunidade e levem a documentação necessária das crianças. “A gente já ouve falar em febre amarela, pólio e tuberculose. Já constatamos dois casos de tuberculose, então é importante que os pais façam a vacinação dos seus filhos. É importante trazer identidade e CPF. Aquelas crianças que já são cadastradas na Unidade nós conseguimos encontrar o cadastro no Ministério da Saúde”, disse José Nilton.

Eu costumo vir logo. Um aqui estava atrasada algumas vacinas, mas agora vamos colocar em dia”, disse Edite Leite, mãe.

Quem não vacinou os filhos no Dia D, ainda pode aproveitar, porque a Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro de 2025.