Professores de Educação Física recebem formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, em parceria com a Editora Peter Rohol, realizou mais uma formação para professores de Educação Física do município. A editora é responsável pelo livro didático da disciplina, que está sendo utilizado pela primeira vez na Rede Municipal de Educação.

A coordenadora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Kelma Lima, falou sobre a formação. “É a terceira formação que o município está oferecendo para os professores de Educação Física da Rede Municipal, pois Caxias, pela primeira vez, adquiriu o livro de Educação Física para alunos do 6º ao 9º ano. Por isso, a editora responsável enviou o professor para estar ministrando esses cursos, com muita dinâmica e metodologias novas, que vêm a enriquecer na sala de aula”, explicou.

Ao todo, 57 professores participaram da formação, que teve como tema “Práticas Corporais de Aventuras, urbanas e na natureza”.

Tarcilio Rocha, professor formador da Editora Peter Rohol, destacou o tema trabalhado. “Estamos trabalhando as práticas corporais de aventura, em especial o rapel, skate e slackline, que são práticas que, geralmente, na escola têm um pouco mais de dificuldade, mas os professores aqui são bem engajados, temos muitos feedbacks legais. Vamos fechar com chave de ouro essa formação”, contou.

A ação contou com momentos teóricos e práticos, que tiveram como objetivo fortalecer o trabalho dos educadores e ampliar as possibilidades de ensino da Educação Física, valorizando as práticas corporais como ferramentas de aprendizado. Dannyel Fernando, professor de Educação Física, ressaltou a importância do curso. “Essas formações são importantíssimas para agregar e aumentar mais o nosso conhecimento, tanto na teoria, a partir do livro, quanto na prática, onde aprendemos ainda mais com o que é trazido. Nós aprendemos bastante, várias didáticas que tornam mais acessíveis as aulas para os nossos alunos”, frisou.

“Muda muita coisa, pois às vezes tínhamos metodologias defasadas e, com essa formação, nos traz coisas novas. Levamos novidades para os nossos alunos, as quais eles gostam e participam”, finalizou o professor de Educação Física, Francisco das Chagas.