O município de Caxias (MA) aparece entre os municípios brasileiros com os melhores indicadores nas áreas da saúde e educação. Graças aos investimentos na infraestrutura e trabalhos esforços que garantiram mais crianças na escola considerando a taxa de matrículas, seja na educação infantil, fundamental, tempo integral e ensino médio. O que demonstra a importância da parceria da gestão municipal com o estado para a melhoria dos índices educacionais do município.
Do mesmo modo a saúde segue com importantes avanços, sendo elencados os indicadores: cobertura da atenção primária, cobertura vacinal, atendimento pré-natal, e cobertura de saúde suplementar.
Em 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 418 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes. Em conjunto, os 418 municípios em análise correspondem a cerca de 60% da população brasileira.
SAÚDE – O município de Caxias (MA), foi destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, que abordou o tema saúde sob a ótica de dois pilares no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesso à saúde e qualidade da saúde, tendo em vista a relevância do assunto como condição básica para mensurar o bem-estar da população e a efetividade da função governamental.





A divisão nestes dois pilares teve como propósito contrabalancear um eventual bom desempenho municipal em fornecer serviços de saúde. A garantia de acesso à saúde é condição básica para avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população. Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município.
EDUCAÇÃO – A educação de Caxias também foi sondada e listada no Ranking. O pilar de Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios mostra que garantir vagas, infraestrutura e permanência escolar é fundamental para o desenvolvimento social e econômico local. Sem essa base, cresce a desigualdade e diminuem as oportunidades de prosperidade de longo prazo.





Com peso de 6,4% no Ranking, o pilar avalia indicadores relacionados à oferta de ensino básico e à capacidade dos municípios de assegurar que todas as crianças e jovens tenham acesso à escola.

