No período de 5 a 7 de novembro, a Escola Municipal de Teatro de Caxias promove os espetáculos de conclusão com seis apresentações. As peças são gratuitas, abertas ao público e encenadas no auditório do Serviço Social do Comércio. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio.

Na noite de abertura foram dois espetáculos: Privada; e, O Milagre do Lampião Chorador. A construção de personagens, roteiros, figurinos e cenários, tudo foi feito exclusivamente por alunos e professores do curso. A atriz Tay Araújo, que representou dona Raimunda na peça O Milagre do Lampião Chorador, diz que a arte sempre foi uma paixão, e viu na Escola de Teatro uma oportunidade para adquirir novas experiências e crescer na carreira de atriz. “Quando a escola surgiu, não pensei duas vezes em participar e eu estou amando. Para mim, foi um presente receber esse personagem que traz muito humor ao público, mas também momentos de reflexão sobre a fé”, destacou a atriz.

A Escola de Teatro recebe jovens a partir de 13 anos e adultos. Para a apresentação dos espetáculos, foram três meses intensos no curso preparação que acontece no prédio do Restaurante Popular, na Escola Municipal de Dança. Os ensaios acontecem nos três turnos para que os alunos consigam conciliar com os horários de estudo ou do trabalho. “Hoje é o momento de encerrar e celebrar a potência desse laboratório através dos nossos alunos. Para nós da classe caxiense que valoriza a cultura, ter uma escola de teatro é a realização de um sonho. A gente lutou muito para que isso acontecesse e que bom temos um gestor e um secretário de cultura sensível que enxerga a arte como uma ferramenta de transformação”, disse André Ribeiro, diretor do Teatro Municipal.

O projeto é inovador, e permite que os jovens e adultos se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado. Ao se envolverem na construção de personagens, roteiros, figurinos, eles ampliam sua compreensão sobre a arte. “A Escola Municipal de Teatro é um avanço para nosso município e temos trabalhado bastante. Temos professores que também buscam escola de teatro para terem uma desenvoltura melhor não só na parte artística, mas também na vida profissional. Temos preparo vocal, corporal, e também pessoal. É um projeto novo, mas que com certeza veio pra ficar”, relatou Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Segue abaixo a programação completa:
A maratona teatral será distribuída ao longo de três noites, sempre às 19h, com diferentes espetáculos. Nesta quinta-feira (06), foi a vez da apresentação da Turma Básica II (Vespertino), com: “Fragmento seus, Fragmentos nossos”; e, Turma Básica I (Noturno), com – “O Rapto das Cebolinhas”.

Nesta sexta-feira (07), os alunos da Turma Básica I (Matutino) vão apresentar os espetáculos: “Cartas para um Palhaço”; e, a Turma Básica II (Noturno) apresentam a peça: “A Estrada“.










