Estudantes participam da 2ª etapa da Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais

Nesse sábado (8), cerca de 730 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da segunda fase da 2ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

As provas foram aplicadas simultaneamente nas Unidades de Ensino João Lisboa, Colégio Bombeiro Militar 02 de Julho/Déborah Pereira e UIM Ruy Frazão. Na primeira etapa foram 20 questões, e na segunda os alunos tiveram 3 horas para responder 5 questões objetivas e discursivas.

“A importância de uma olimpíada como essa é fomentar o raciocínio lógico dos alunos e também instigar os professores a trabalharem com essas questões lógicas que são muito valiosas em matemática. Estamos muito satisfeitos porque, para essa fase, percebemos que os alunos se empenharam bem mais”, destacou Sidmar Constâncio, coordenadora da Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais.

Durante a aplicação das provas, muita tranquilidade e concentração. A maior parte dos alunos terminou bem antes do prazo. Foi o caso de Uenzo Paz, de 13 anos, que conseguiu concluir a avaliação em apenas 40 minutos. E, segundo ele, com segurança de que terá um bom desempenho. Apesar de tão jovem, já tem um senso de responsabilidade de gente grande. No dia a dia, prepara um cronograma para conseguir ter os momentos de lazer e também de compromisso com os estudos: “Eu vou pra escola pela manhã, à tarde eu almoço, brinco um pouco e depois vou estudar, porque pra chegar onde eu quero, tenho que batalhar muito. Eu quero ser policial quando crescer”, relatou Uenzo Paz.

O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, e a premiação ocorrerá dia 28 de novembro. Serão entregues medalhas e prêmios aos alunos; bolsa incentivo (valor de mil reais — ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia); cursos de Formação Continuada ofertados pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) aos professores com alunos medalhistas (6º ao 8º colocados dos dois níveis); e placas de destaque às escolas dos medalhistas de ouro. Todos os alunos, professores e escolas que participarem da 2ª fase da olimpíada receberão certificados.