Mutirão de Doação de Sangue reforça solidariedade para abastecer o banco do Hemomar Caxias

Nessa quarta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemonúcleo de Caxias), em parceria com o Complexo Hospitalar Gentil Filho, realizou um mutirão de doação de sangue que mobilizou servidores da unidade de saúde em um gesto de solidariedade e cuidado com a vida. A ação teve como principal objetivo reabastecer o banco de sangue do Hemomar, responsável por atender a demanda de todos os hospitais de Caxias e região.

“Eu já doei outras vezes, a importância é enorme, não dá para explicar, a gente vai salvar uma vida, está doando vidas. E, quanto mais pessoas doarem, mais a gente pode salvar”, destaca Flalbert Mascarenhas, servidor do Complexo Hospitalar.

As doações ocorreram ao longo de todo o dia, com grande participação dos colaboradores. A iniciativa reforça a importância da doação contínua, especialmente neste período do ano, quando a procura por sangue tende a aumentar devido às festas e viagens de fim de ano.

“A gente está mobilizando, e nossa expectativa é que a gente saia até com 40 bolsas de sangue. Está chegando o final de ano, festas, férias, e as pessoas tendem a não fazer doações, e os bancos de sangue ficam defasados. Por isso que nós solicitamos que as pessoas façam as doações. Todos os dias os hospitais precisam de sangue, não apenas Caxias, mas hospitais de outros municípios”, lembra Jeferson Coutinho, diretor do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

O Hemomar Caxias faz um chamado à população para que novos doadores se juntem a essa corrente do bem. Quem desejar contribuir pode se dirigir à sede do Hemomar, localizada na Avenida Dr. Walter Brito, no bairro Campo de Belém.

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento oficial com foto. A doação de sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar até quatro vidas.

Primeiramente, queremos agradecer ao Complexo Hospitalar pela receptividade para esta doação. Nosso estoque está bastante crítico, e nós estamos fazendo coletas externas para suprir a necessidade. Estão acontecendo mutirões na cidade, e cada cirurgia são duas bolsas de sangue. E, quando não tem sangue, as cirurgias são canceladas, adiadas. O sangue vai para a rede municipal e estadual. Eu convido a todos para conhecer o nosso Hemonúcleo. Em 15 minutos a pessoa faz a doação dela”, diz Michele Franco, assistente social do Hemomar.