Para discutir a temática “Adaptação curricular: promovendo a inclusão na educação”, professores de Ensino Religioso e Filosofia participaram de mais um encontro e formação pedagógica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, no auditório ‘Manoel de Páscoa’. Também realizaram encontro pedagógico nessa quarta-feira (12), os profissionais da educação de Matemática, na Escola Antônio Rodrigues Bayma, no bairro Castelo Branco.

O coordenador do Ensino Religioso, Geovane Pires, explicou sobre o encontro. “Estamos aqui para a formação continuada, todos os professores realizam esse encontro. Em alguns meses são de formação e outros de planejamento e neste mês de novembro estamos em formação que é continuada, porque o professor não é um ser pronto, ele está sempre necessitando se adaptar para melhorar a qualidade de ensino. Hoje estamos trabalhando um pouco sobre a inclusão de alunos, para aqueles que tem alguma deficiência e precisam de um acompanhamento melhor”, destaca.
Dentre as discussões, foram apresentados métodos para incluir alunos com deficiência física e intelectual em atividades em sala de aula, reforçando a importância de adaptar as práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem de todos. Aristóteles Menezes, professor formador e transcritor de braille, frisou sobre os assuntos abordados. “Estamos trazendo conhecimentos a respeito de adaptação curricular para alunos com deficiência visual, de como o professor pode estar fazendo essas adaptações e trabalhando com essas crianças. Para conhecer melhor esses alunos e tornar o ensino mais significativo para eles”, destacou.

“Como poderíamos fazer essa adaptação, de qual maneira poderíamos adaptar e o que é realmente uma adaptação curricular, para professores de filosofia e ensino religioso. Aqui em Caxias temos vários tipos de deficiência, mas a predominância é o autismo, deficiência intelectual, o TDAH, e aqui também é o momento onde vamos falar sobre as nomenclaturas que não são mais usadas”, destacou Gracilane Sousa, professora de Atendimento Educacional Especializado.
Os encontros pedagógicos são voltados à qualificação contínua dos professores da Rede Municipal de Educação, incentivando práticas inovadoras e inclusivas a diferentes realidades presentes nas salas de aula.

A professora, Sarleia Soares, ressaltou a importância da formação. “Esse tema é muito pertinente para nós, que estamos em sala de aula, pois quando a gente encontra um aluno com algum tipo de deficiência, temos a insegurança de como dar a acessibilidade e como tornar o currículo mais acessível. É importante que a gente tenha esse conhecimento de ter a estratégia de lidar com esse aluno”, finalizou.



