Programa Meu Primeiro Emprego encerra primeira etapa com mais de 30% de efetivados

A solenidade de encerramento do primeiro Edital do Programa “Meu Primeiro Emprego” foi marcado por emoção, reconhecimento e a sensação de dever cumprido. Em sua primeira edição, a Programa inseriu 50 jovens caxienses no mercado de trabalho durante seis meses.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, se emocionou ao falar sobre a primeira turma programa. “Agradecemos a cada um dos jovens que se inscreveram e acreditaram nesse projeto, que era um sonho que eu tinha pessoal, porque quando eu era mais novo, também queria muito uma oportunidade e sempre pediam uma experiência, eu sempre falava que eu não tinha como ter experiência. Se não tinha a oportunidade, agora conseguimos, através do nosso mandato, realizar o sonho. Eu vi muitos jovens construir pontes para o futuro, para a independência financeira de cada um deles, além de movimentar a economia da nossa cidade. Agradecemos também a todos os lojistas que abriram as suas portas, que acreditaram nos nossos jovens caxienses”, frisou.

Desenvolvido pelas Secretarias Municipais do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que foi o agente integrador, o programa inscreveu os jovens e empresários. Posteriormente, ofereceu cursos de qualificação que prepararam os participantes para o mercado de trabalho. O resultado foi a contratação de 30% dos jovens pelas empresas onde realizaram suas experiências profissionais.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Labibe Simão, destacou a profissionalização dos participantes. “A gente acredita que colocar os 50 jovens dentro do mercado de trabalho, qualificar eles através da parceria com o SENAC, que é o nosso agente de integração, e fazer com que eles sentissem como funciona trabalhar, ter carga horária, ter metas a bater, é de suma importância. Hoje o que eles tanto desejavam que era ter experiência, eles têm essa experiência, e saem daqui, acredito, que muito capacitados”, explicou.

“A gente chega a essa altura do programa e faz um balanço positivo de que 30% está sendo absorvido. Então, o município incide diretamente na vida dessas pessoas, na transformação, conseguimos inserir entre 15 e 16 jovens dentro do mercado de trabalho. Isso faz com que a gestão repense o próximo edital, torne ele mais robusto, com amplitude maior, e é o tipo de coisa que vale a pena investir tempo, conhecimento”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, Constantino Castro.

A diretora regional de Educação do SENAC Maranhão, Daniela Nogueira, falou sobre a parceria exitosa com o município. “É um programa extremamente importante e necessário para a cidade de Caxias, e o SENAC sendo parceiro, e nós beneficiamos a formação profissional de 50 jovens que participaram por uma trilha de formação, e hoje é o momento de celebrar a conclusão desse trabalho, que é uma etapa. Para o SENAC é uma imensa satisfação e alegria contribuir com a política pública de formação de mão de obras para o mercado de trabalho local”, disse.

No evento, também foi anunciado o lançamento do novo edital do programa para 2026, que vai ampliar para 100 o número de vagas do programa aos jovens que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. “No próximo nós vamos dobrar o número de vagas, serão 100 vagas. Nós já anunciamos a data do lançamento, que será no dia 12 de janeiro. Vamos iniciar o ano com o pé direito”, destacou Gentil Neto, Prefeito de Caxias.

Quem participou do Programa Meu Primeiro Emprego, chegou ao final desta primeira etapa mais qualificado e preparado para os desafios da vida. Ramile dos Santos, participante, agradeceu a oportunidade. “Foi uma experiência enriquecedora, acrescentou tanto na minha vida pessoal, quanto profissional. Eu não tinha tanta experiência antes de entrar no programa, agora tenho certeza que vai abrir muitas portas para mim. Sou muito grata ao SENAC, a equipe da empresa e a Prefeitura de Caxias”, frisou.

O participante, Luís Reinaldo, destacou o impacto do programa na vida dele. “Foi muito bom, muito gratificante. Fiquei bastante animado com o resultado e empolgado com a nova trajetória que eu estava seguindo, foi tudo mil maravilhas. Foi um divisor de águas, antes dos 6 meses, eu não tinha tanta visão”, finalizou.