Fórum elege novos integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial para o biênio 2025-2027

Foi realizado nesta sexta-feira (14), o Fórum de Eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que escolheu os novos representantes para o biênio 2025-2027. O Fórum foi realizado no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e reuniu integrantes da sociedade civil e poder público.

“O Quilombo Soledade já participou do Conselho, e agora estamos voltando. E, nós entendemos que a comunidade negra, ela precisa de um representante dentro do Conselho para que possa trazer melhorias para as comunidades negras, o povo de periferia, da zona rural, e que são as pessoas mais carentes”, destaca Claudiane Silva, Conselheira eleita representante da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Soledade.

“Para a gente é muito importante, do Coletivo Afetos. Temos o núcleo étnico racial, onde temos a população negra LGBT. É importante ocuparmos este espaço, lugares que antes não conseguíamos”, frisa Elaine Carla- Conselheira eleita do Coletivo Afetos.

Ao todo 6 vagas para titulares e 6 vagas para suplência estavam disponibilizadas para serem ocupadas no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Foram eleitas as seguintes entidades da sociedade civil: Coletivo Afetos; Tenda Nossa Senhora de Fátima; Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Soledade; Pastoral da Criança; Associação da Cultura Religiosa Afro-Brasileira de Caxias; Templo religioso de Umbanda Pai Changô; e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

As entidades suplentes foram: Pastoral do Idoso, Adac, Revipa e Lar da Alegria de Deus. Já o poder público esteve representado pelas secretarias municipais de: Saúde; Educação, Ciências e Tecnologia; Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Cultura e Patrimônio Histórico; Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

“Para mim é importante estar fazendo parte do Conselho de Igualdade Racial, por ser preto, e por também estar representando a Secretaria Municipal de Saúde. Dentro da Secretaria de Saúde, temos a atenção a diversidade e povos de comunidades tradicionais, onde está inserida a população negra. Enquanto Conselho, nós precisamos promover espaços onde a população seja melhor atendida. Mas também organizar propostas, fiscalizar ações, fazer com que de fato o Conselho aconteça, e que no município elas tenham entrada, sejam bem atendidas, e que elas sejam respeitadas, para que caminhemos para dias melhores”, destaca Nando Rodrigues, Conselheiro representando a Secretaria Municipal de Saúde.