Uma Oficina de Hortas está sendo realizada para internos da Fazenda da Esperança. Graças à parceria com a Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, iniciada ainda em julho de 2025, os trabalhos seguiram com aulas teóricas e práticas na semana passada, com o objetivo de ampliar a autonomia produtiva da instituição e abrir novas possibilidades de geração de renda.
“A nossa atividade aqui no campo é referente à produção dos canteiros, onde eles vão plantar cebolinha, coentro. E, em outra área, nós vamos fazer o plantio de malagueta. Os meninos estão fazendo uma calagem, correção do solo, para que a gente possa vir com o plantio e outras hortaliças aqui na área”, destaca Claudiane do Nascimento, engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.
Dentre os temas abordados na parte prática pelos técnicos da Secretaria estão: produção de canteiros, a correção do solo e o processo inicial de plantio. Além disso, todos vão aprender a cultivar cebolinha, coentro, pimentas e outras hortaliças, laranja, romã e goiaba. A parceria fornece ainda o adubo e calcário e um sistema de irrigação por gotejamento, fornecimento de caixa d’água e despolpadeira, ferramentas importantes para o processamento e aproveitamento dos frutos.
“O objetivo é fazer com que a Fazenda tenha uma produção, e que o excedente sirva para a comercialização. Esta atividade vai contemplar hortaliças, frutíferas e acerola e goiaba. Nós trouxemos para cá um sistema de irrigação, caixa d’água e despolpadeira. Nós iniciamos em julho e estamos dando continuidade até o final do ano”, destaca César Augusto, coordenador de agricultura da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.