Campanha Novembro Azul leva ações de prevenção aos servidores da Unidade de Pronto Atendimento de Caxias

Nessa segunda-feira (17), foi realizada uma mobilização na Unidade de Pronto Atendimento de Caxias promovida pela Coordenação da Saúde do Homem, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e pela Coordenação do Consultório na Rua. A ação reforçou orientações e cuidados essenciais para a prevenção do câncer de próstata e do câncer de pênis, além de enfatizar a importância da atenção integral à saúde masculina.

O servidor Jonathan Willian, destacou a relevância da ação. “Precisamos cuidar da nossa vida. A Campanha Novembro Azul vem crescendo a cada ano e nos incentiva a olhar para nossa saúde como homens, não apenas neste mês, mas durante todo o ano. É fundamental essa presença da equipe na unidade para reforçar a importância da prevenção”, destaca.

O médico Bruno Guilherme, explicou que os dois tipos de câncer abordados são agressivos e exigem atenção contínua. “O câncer de próstata e o câncer de pênis são doenças sérias que acometem o público masculino. O grande problema é que o diagnóstico, muitas vezes, ocorre de forma tardia. Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura. No caso do câncer de pênis, os números no Maranhão ainda são altos, e a principal causa está relacionada à higiene inadequada. Por isso, trabalhamos educação em saúde, orientando sobre hábitos de higiene e reforçando a importância da prevenção. A doença também tem atingido homens cada vez mais jovens, e o diagnóstico precoce é decisivo para a qualidade e expectativa de vida”, explica.

O coordenador da Saúde do Homem, Ytaciano Bezerra, reforçou que a resistência masculina aos serviços de saúde ainda é um desafio, mas que a política nacional tem avançado. “Uma das maiores dificuldades é justamente essa resistência, mas não podemos retroceder. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem apresentado resultados positivos em Caxias e em todo o Brasil. Ela nasceu na celebração dos 20 anos do SUS e hoje se expandiu, levando mais serviços, informação e desmistificando preconceitos, especialmente em relação a exames como o toque retal. Nosso trabalho é levar conhecimento e quebrar estigmas para que o homem cuide de si sem medo”, ressalta.

O coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Tarciso Marinelli, lembrou que a campanha também se conecta aos riscos ocupacionais enfrentados pelos trabalhadores. “O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador dialoga com todas as políticas públicas de saúde, e a campanha Novembro Azul faz parte desse processo. Alertamos sobre os riscos e adoecimentos relacionados ao trabalho e os altos índices de acidentes registrados no Brasil. Orientamos os profissionais sobre seus direitos e sobre a importância de procurar atendimento quando adoecem em função da atividade laboral, garantindo mais segurança e bem-estar no ambiente de trabalho”, ressalta.

O diretor da Unidade de Pronto Atendimento, Amós Uchôa, destacou ainda os serviços disponibilizados durante a ação. “Além da palestra, oferecemos orientações sobre saúde mental e física, coleta do exame PSA para todos os profissionais acima de 45 anos, liberação miofascial, ventoso terapia e atendimento com nutricionista. Tudo isso reforça nosso compromisso com o cuidado integral da saúde do homem”, frisa.

A ação integra o calendário municipal do Novembro Azul e reforça o compromisso da Rede Municipal de Saúde em promover prevenção, diagnóstico precoce e ações educativas voltadas à população masculina.